Gisele Bicaletto - Publicado em 20-08-2018 13:00
Ciclo de debates na UFSCar aborda as transformações organizacionais
Evento é organizado pleo Núcleo de Estudos Organizacionais da UFSCar (Imagem: Reprodução)
No próximo dia 22 de agosto, tem início o 1º Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos Organizacionais (NEO) da UFSCar. O tema central do Ciclo - "Transformações e impactos organizacionais" - será abordado em diferentes contextos durante seminários mensais que acontecem entre agosto e novembro. As atividades são gratuitas e abertas a todas as pessoas interessadas.

O primeiro seminário tratará sobre "Lógica financeira e servitização", com enfoque em duas grandes transformações organizacionais: a financeirização - fenômeno que ocorre quando as práticas do mercado financeiro passam a direcionar a dinâmica das organizações; e a servitização - tendência apresentada pelas organizações de oferecer pacotes de serviços em vez de produtos. Os temas serão apresentados por Silvio Candido, Glauco Mendes e Marcelo Pinho, docentes do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar.

O objetivo principal do Ciclo é explicar as transformações contemporâneas que impactam diretamente a dinâmica das organizações que nos cercam. A ideia também é promover um espaço para discutir amplamente as mudanças e tendências atuais para conhecer as novas lógicas que passarão a controlar o ambiente organizacional. Os próximos temas a serem debatidos são: Indústria 4.0 (setembro); Mudanças no mundo do trabalho (outubro); e Para onde vai a universidade? (novembro).

O Ciclo é organizado pelo NEO, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP) e com o DEP, todos da UFSCar.

O encontro dessa semana será realizado na Sala 4 do DEP, que fica na área Norte do Campus São Carlos da Universidade. O evento acontece das 16 às 18 horas e não há necessidade de inscrição. Mais informações podem ser acessadas na página do Facebook ou solicitadas pelo e-mail neo.ufscar@gmail.com.

Núcleo de Estudos Organizacionais
O NEO é um grupo de estudos e pesquisas que aborda ampla diversidade de temas envolvendo organizações como indústrias, bancos, instituições de ensino, governo, ONGs, igrejas, entre outras. Considerando que todas as organizações podem ser estudadas a partir de um referencial teórico plural e complementar, o NEO oferece um ferramental analítico crítico para que seus participantes possam compreender, de forma profunda, os mais diversos fenômenos organizacionais que influenciam diretamente a sociedade e o trabalho.

O diferencial do grupo é fornecer esse aporte teórico multidisciplinar por meio de discussões participativas. Além do enraizamento sociológico, o NEO utiliza muitos conceitos da Engenharia, Administração, Economia, Ciências Políticas, Filosofia e Antropologia. O interesse central do Núcleo é a dinâmica transformacional das organizações contemporâneas, a forma como as organizações e seus membros se relacionam, bem como os impactos que essas transformações acarretam.

O NEO é presidido por Mauro Rocha Côrtes e a vice-presidência é de Mário Sacomano Neto, ambos docentes do DEP, e tem como coordenadores os pós-graduandos Gustavo Mendonça Ferratti e Clarissa Dourado Freire. Mais informações sobre o grupo e suas atividades podem ser consultadas na página do NEO no Facebook.