Adriana Arruda - Publicado em 30-08-2018 14:00 - Atualizado em 30-08-2018
Anita Prestes profere palestra e inaugura mostra na UFSCar
Evento é gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas (Imagem: Reprodução)
No dia 24 de setembro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar receberá Anita Leocádia Prestes, historiadora e filha de Luiz Carlos Prestes - militar e político brasileiro que comandou a revolucionária marcha Coluna Prestes entre os anos de 1925 e 1927 - e de Olga Benário Prestes, para a inauguração de uma linha do tempo retratando a trajetória do político e para a abertura da exposição "Linha do tempo de Luiz Carlos Prestes... Fragmentos", com objetos que pertenceram a ele, cuja exibição pública é inédita. Os itens expostos são presentes recebidos por Prestes de familiares e amigos, em diversas épocas de sua vida. Já a linha do tempo destaca momentos marcantes da carreira do político. O evento tem início às 10 horas, nas dependências da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A mostra estará disponível para visitação até 19 de outubro, no saguão da BCo, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.

Também no dia 24, a partir das 14 horas, Anita Prestes vai proferir a palestra "Luiz Carlos Prestes, a Constituinte e a Constituição de 1988". O intuito é debater a Constituição, que comemora 30 anos em 2018. A atividade também terá apresentação do professor Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que abordará o tema "A relevância histórica de Luiz Carlos Prestes e seu legado político para as novas gerações". As palestras terão transmissão online, com acesso neste link.

Em seguida, às 16 horas, acontece o lançamento de dois livros: "Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro" e "Olga Benário Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo", ambos de autoria de Anita Prestes, que estará disponível para autógrafos. Haverá venda antecipada das obras na Livraria da EdUFSCar e durante o evento. As palestras e o lançamento serão no Teatro Florestan Fernandes,  na área Norte do Campus. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia e aberta ao público.

A iniciativa é uma realização do Departamento de Ação Cultural (DeAC) em parceria com o Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE), ambos da BCo, vinculada ao Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar. Mais informações estão disponíveis no Portal da Biblioteca.

Doação do acervo de Prestes à UFSCar
A exposição "Linha do tempo de Luiz Carlos Prestes... Fragmentos" e a linha do tempo que serão inauguradas são compostas por parte do material do acervo do político doado para a UFSCar. No último mês de março, chegaram à Universidade mais de 360 pacotes, com livros, documentos, correspondências, fotos, quadros, medalhas e outros objetos pessoais do militar. A intenção da BCo é montar um minimuseu com todas peças e disponibilizar os livros pertencentes a Prestes para consulta. Detalhes sobre a doação do acervo estão em matéria publicada no Portal da UFSCar.

Sobre Anita Prestes
Anita Leocádia Prestes nasceu em 1936, na prisão de mulheres de Barnimstrasse, em Berlim, na Alemanha nazista. É filha do militar e político brasileiro, Luiz Carlos Prestes, e Olga Benário Prestes, alemã. Afastada da mãe aos 14 meses de idade, antes de vir para o Brasil, em outubro de 1945, viveu exilada na França e no México com a avó paterna, Leocádia Prestes, e a tia Lygia. Autora de vários livros sobre a atuação política de Prestes e a história do comunismo no Brasil, é doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ) e Presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes.