Notícia

João Justi - Publicado em 06-09-2018 13:00 - Atualizado em 2018-09-06
UFSCar divulga edital do Vestibular Indígena 2019
Provas serão no dia 27 de janeiro (Foto: CCS/UFSCar)
Provas serão no dia 27 de janeiro (Foto: CCS/UFSCar)
A UFSCar publicou o edital da seleção para ingresso de estudantes indígenas em 2019 nos seus cursos de graduação presenciais. Os candidatos têm de 10 de setembro a 31 de outubro para entrar no site da Coordenadoria de Ingresso na Graduação da Universidade e realizar o preenchimento da ficha de inscrição e do questionário socioeducacional. Também é exigido correto preenchimento da Declaração de Etnia e de Vínculo com Comunidade Indígena, documento que deverá ser inserido pelo candidato no formulário eletrônico até o término do prazo para inscrições, com a via original impressa sendo entregue à UFSCar até a data da prova. 

Em sua 12ª edição consecutiva, o Vestibular Indígena da UFSCar será realizado no dia 27 de janeiro, com provas aplicadas em quatro cidades: Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e São Paulo (SP). Ao todo serão ofertadas 65 vagas, sendo uma vaga para cada opção de curso de graduação, distribuídas entre os campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Ainda poderá ser acrescida mais uma única vaga por opção de curso, a partir daquelas que não forem preenchidas ao término da seleção específica feita pela UFSCar para ingresso de pessoas refugiadas. 

Desde a seleção para ingresso no ano de 2015, as provas do Vestibular Indígena deixaram de ser aplicadas em São Carlos e, neste ano, houve a inclusão do município de São Gabriel da Cachoeira, em atendimento a uma demanda histórica apresentada pelos estudantes que integram o Centro de Culturas Indígenas (CCI) na UFSCar e que, em 2018, foi formalmente reforçada pela Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (FOIRN). Além disso, de acordo com dados do IBGE, trata-se do município com a maior população indígena do País, localizado em uma região de difícil acesso e com altos custos para deslocamento dos candidatos. 

Informações detalhadas sobre os prazos de inscrição, documentação e a relação de cursos ofertados pela UFSCar devem ser consultadas no edital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8152 ou na seção Fale Conosco no site da Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar. 

Confira:
Edital - Ingresso Indígenas UFSCar 2019