Mariana Pezzo - Publicado em 14-09-2018 13:00 - Atualizado em 14-09-2018
Grupo de pesquisa em Geotecnia recebe prêmios por trabalhos de graduação
Instalações do Laboratório de Geotecnia e Geossintéticos da UFSCar (Foto: Divulgação)
Dois engenheiros recém-formados no curso de Engenharia Civil da UFSCar, ambos vinculados ao Grupo de Estudos em Geotecnia e Geossintéticos (GEGeos) da Universidade, tiveram seus trabalhos de conclusão de curso (TCC) reconhecidos como os melhores em sua área de conhecimento. A Geotecnia é a área de conhecimento que estuda o solo como material de Engenharia e técnicas envolvendo obras de terra, e os geossintéticos são materiais poliméricos utilizados na Engenharia Civil.

No dia 21 de junho deste ano, na cidade de São Paulo, Victor Augusto Nerillo da Silva, graduado no ano passado, recebeu o 1º Prêmio TCC da IGS Brasil (Associação Brasileira de Geossintéticos), que elege o melhor trabalho de conclusão de curso produzido nas universidades brasileiras sobre tema relacionado aos geossintéticos. Sob orientação de Fernando Henrique Martins Portelinha, docente do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar, o estudante realizou trabalho intitulado "Estudo de modelos físicos e numéricos da técnica Geovala para atenuação de tensões em tubulações enterradas com uso de geossintéticos". A Geovala é uma proposta inovadora e de baixo custo para o projeto e construção de sistemas de tubulações enterradas, consistindo na instalação de um geossintético sobre a vala na qual se assenta um duto, visando assim reduzir as tensões que atingem a estrutura enterrada.

Em 29 de agosto, em Salvador, o premiado foi Leonardo Vinícius Paixão Daciolo, graduado no início deste ano, pelo trabalho "Influência dos parâmetros de resistência de resíduos sólidos urbanos nas análises probabilísticas de estabilidade de taludes de um aterro sanitário", desenvolvido sob a orientação de Natália de Souza Correia, também docente do DECiv. Daciolo recebeu o Prêmio Fernando Emmanuel Barata, da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), que elege o melhor TCC em Engenharia Civil com ênfase em Geotecnia do último biênio. O comportamento geotécnico dos resíduos sólidos urbanos tem sido amplamente estudado nos últimos anos e, nesse contexto, o trabalho de Daciolo está relacionado à grande variabilidade dos parâmetros de resistência dos resíduos encontrados na literatura da área e à problemática de ruptura de aterros sanitários, aliadas a diferentes considerações nas análises de estabilidade dos aterros. O estudante está dando continuidade às pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil (PPGECiv) da UFSCar, com orientação de Correia.

"Para o nosso grupo, o recebimento desses prêmios não é só gratificante, mas de grande importância, pois ambos os trabalhos foram selecionados entre diversas instituições de pesquisa reconhecidas nacionalmente na área de Geotecnia e Geossintéticos", registra Correia. Mais informações sobre as pesquisas podem ser obtidas junto ao Laboratório de Geotecnia e Geossintéticos da UFSCar, em www.labgeo.ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-9689.