Denise Britto - Publicado em 19-09-2018 13:00
UFSCar promove V Jornada de Gestão e Análise Ambiental
Evento acontece de 2 a 4 de outubro na UFSCar (Imagem: Reprodução)
Estão abertas as inscrições para a V Jornada de Gestão e Análise Ambiental da UFSCar, que será realizada de 2 a 4 de outubro, pelo curso de graduação em Gestão e Análise Ambiental e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCam), com o apoio do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm), da Universidade.

Com o tema "Áreas Naturais Protegidas", a proposta do evento é ser um espaço para discussões técnicas, científicas e culturais sobre o assunto e também sobre outras questões ambientais, integrando os membros interessados dos setores público e privado e dando a oportunidade para estudantes de graduação e pós-graduação de debater as diferentes temáticas que envolvem as áreas naturais protegidas com profissionais experientes.

O professor do Departamento de Ciências Ambientais (DCam) Victor Satoru Saito, que coordena a V Jornada de Gestão e Análise Ambiental, explica que, desde a Revolução Industrial no meio do século XVII, a sociedade vem aumentando de forma acelerada a utilização dos recursos naturais no Planeta. "Os impactos das nossas ações ameaçam o funcionamento de ecossistemas, bem como a biodiversidade acumulada há milhares de anos, culminando em reflexos imprevisíveis para as gerações futuras. Frente a tais ameaças, emergem as estratégias baseadas em áreas naturais protegidas, que têm como intuito a conservação da natureza, seus serviços ecossistêmicos e valores culturais associados, de forma duradoura, por meios legais ou outros meios efetivos", afirma ele.

Nesse contexto, Saito aponta que o Brasil mantém uma posição de elevado destaque, sendo o país com mais terras protegidas do mundo: são 2,47 milhões de quilômetros quadrados. "Apesar desse número, ainda enfrentamos enormes desafios para monitorar, analisar e gerir essas áreas. Devido a tais desafios e considerando o patamar alcançado pelo País no contexto das áreas naturais protegidas, surge em bom momento a seleção desse tema como norteador da V Jornada de Gestão e Análise Ambiental da UFSCar", defende o coordenador do evento.

A programação da Jornada, que acontece no Campus São Carlos da Universidade, inclui palestras com profissionais, professores, pesquisadores e representantes do setor privado. Também estão previstas quatro mesas-redondas com temas voltados para a criação, manejo e restauro de áreas naturais protegidas, além de uma sessão de pôster e três sessões de comunicações orais.

O prazo para submissão de trabalhos já foi encerrado, mas as inscrições para ouvintes podem ser feitas até o dia do início do evento (2 de outubro). As vagas são limitadas para 300 participantes, sendo que 270 vagas já foram preenchidas. Mais informações estão disponíveis no site da Jornada e na página do evento no Facebook.