Mariana Pezzo - Publicado em 24-09-2018 13:00
UFSCar realiza encontros para famílias de pessoas com altas habilidades
Direito a atendimento educacional especial está entre os temas abordados (Imagem: pixabay.com)
A UFSCar realiza mensalmente encontros voltados ao empoderamento de familiares e/ou cuidadores de pessoas com altas habilidades, por meio da oportunidade de acesso a um espaço de informação e debate sobre o assunto e a respeito do direito ao atendimento educacional especializado. As atividades, gratuitas e abertas a todas as pessoas interessadas, são realizadas por docentes e estudantes vinculados ao curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade, sob a coordenação de Rosemeire de Araújo Rangni, docente do Departamento de Psicologia (DPsi), atuante na Licenciatura e, também, no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade.

Pessoas com altas habilidades são aquelas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade e grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. Rosemeire Rangni destaca a importância de, uma vez detectada a precocidade, prover estímulos específicos à criança com altas habilidades. Ela destaca também que tanto o diagnóstico quanto essa oferta de oportunidades devem ser fruto de um trabalho conjunto entre escola e família. "Essas crianças em geral têm uma comunicação e uma verbalidade muito mais evoluídas do que outras na mesma faixa etária. Em outros casos, elas caminham mais cedo, ou falam mais cedo, ou têm facilidade para leitura. São muito curiosas, conversam sobre assuntos que não são propriamente para a idade em que se encontram. Perguntam muito e têm muita energia, o que, não raro, acaba por confundi-las com crianças hiperativas", descreve a professora da UFSCar.

A atividade de extensão coordenada por Rangni, realizada desde 2016 e intitulada "Espaço de empoderamento para famílias de pessoas com altas habilidades", tem justamente o objetivo de empoderar familiares e cuidadores de crianças e jovens com altas habilidades. Os próximos encontros deste ano acontecem nas seguintes datas, sempre das 18 às 20 horas, no prédio da Educação Especial, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar: 3/10, 7/11 e 5/12. Não é necessário fazer inscrição e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail rose.rangni@uol.com.br.