Mariana Pezzo - Publicado em 05-10-2018 13:00
Docentes da UFSCar recebem Prêmio Ciência - Tecnologia - São Carlos 2018
Márcio Paixão e Elson Longo, ambos do Departamento de Química (Foto: Divulgação)
A Prefeitura Municipal de São Carlos (PMSC) divulgou no dia 26 de setembro os vencedores do Prêmio Ciência - Tecnologia - São Carlos 2018, reconhecimento destinado a pesquisadores e professores com contribuição ao desenvolvimento científico nacional e internacional. Dentre os premiados estão dois docentes da UFSCar: Elson Longo da Silva, Professor Emérito da Universidade, foi contemplado na categoria de Pesquisador Sênior, e Márcio Weber Paixão, do Departamento de Química (DQ), é um dos premiados na categoria Jovem Pesquisador. A premiação é organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

Elson Longo da Silva ingressou na UFSCar em 1989, no DQ, onde se aposentou como Professor Titular. Atualmente, continua atuando como Professor Visitante na Instituição da qual recebeu também o título de Professor Emérito. Fundou, no final da década de 1980, o Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (LIEC), hoje Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), do qual Longo é Diretor. O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O pesquisador já publicou mais de mil artigos em revistas internacionais, com mais de 20 mil citações, e orientou mais de 70 dissertações e teses. É membro da Academia Internacional de Cerâmica, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e recebeu em 2018 a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de Comendador.

Márcio Weber Paixão é docente do DQ desde 2010, atuando na grande área de Síntese Orgânica, com projetos relacionados à chamada Química Verde, que busca processos mais eficientes e sustentáveis. Em sua trajetória, já tem várias experiências internacionais, na Alemanha, Dinamarca e nos Estados Unidos. Já teve alguns trabalhos premiados em eventos e, em 2011, recebeu o Prêmio Hans Viertler para jovens pesquisadores, concedido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Foi eleito membro afiliado da ABC para o período 2017-2021.

Além dos pesquisadores da UFSCar, foram premiados na categoria Pesquisador Sênior Glaucius Oliva, Professor Titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), e Paulo Estevão Cruvinel, pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária. Na categoria Jovem Pesquisador, foi premiado também Frank Nelson Crespilho, docente do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. A homenagem a todos os premiados será realizada no dia 10 de outubro, às 9 horas, no Auditório Bento Prado, no Paço Municipal. Além das categorias mencionadas, houve premiação nas categorias Professor de Ciências e Clube de Ciência. Mais informações no site da PMSC.