Adriana Arruda - Publicado em 05-10-2018 13:00
BCo apresenta exposições de quadrinhos e de figuras geométricas
Quadros expostos na BCo compõem um cancioneiro de formas e cores (Foto: Adriana Arruda - CCS/UFSCar)
Até o dia 31 de outubro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar apresenta as exposições "Certas canções" e "Os devaneios de Mupa". A primeira reúne telas com figuras geométricas feitas pelo artista plástico carioca Mario Lucio, conhecido como Zulu. Violinista e profundo conhecedor de música, Zulu traz para a BCo quadros repletos de cores e formas e que receberam nomes de canções da Música Popular Brasileira (MPB).

"As escolhas dos nomes das músicas para cada obra são casuais e fazem parte do processo criativo. Ora instigo a busca por associações, ora simplesmente levo os visitantes à contemplação sinestésica", descreve o artista.  Os trabalhos são feitos com pintura a óleo e trazem nomes de músicas como "Aquarela", de Toquinho; "Faltando um pedaço", de Djavan; e "Sol de primavera", de Beto Guedes, entre outras. A mostra "Certas canções" - que também leva o nome de música de Milton Nascimento - pode ser vista no saguão principal da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

Já a exposição "Os devaneios de Mupa" reúne uma série de tirinhas, cartazes e ilustrações sobre temáticas como Astronomia, Ciência, Filosofia, Artes, Educação e Política. O material foi produzido pelo professor de desenho Murilo Perin, com caneta esferográfica, lápis de cor, giz pastel seco e giz pastel oleoso. "A ideia é estimular reflexões junto ao público sobre temas variados", explica o autor. A série de tirinhas disponível na BCo é também publicada pela revista digital Planetaria, da Associação Brasileira de Planetários (ABP). A mostra está disponível para visitação no Piso 2 da BCo.

As duas exposições são gratuitas e estão abertas ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.

Sobre os expositores
Mario Lucio, o Zulu, é um artista plástico carioca, nascido e criado no Meyer, bairro do Rio de Janeiro, e viu sua arte crescer e florescer pelas ruas do Bairro de Santa Tereza - reduto de artistas, intelectuais e músicos -, onde morou por 20 anos. Músicas, cores e formas compõem sua larga e rica trajetória como aderecista de importantes escolas de samba do grupo especial carioca, como Salgueiro, Mangueira, Portela e Mocidade. Foi despertado ao universo das artes plásticas graças ao convívio com artistas importantes como Jorge Selarón e Manuel Messias. Também participou da montagem das obras de Picasso, no Museu de Arte Moderna, e das de Monet, no Museu de Belas Artes, ambos no Rio de Janeiro.

Murilo Perin, natural de Rio Claro (SP), é graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e atualmente professor de desenho no espaço de cultura PlantArt, em Araraquara (SP). Também foi professor de Astronomia da Fundação Centro de Estudos do Universo (CEU), de Artes na Escola Municipal de Educação Infantil Eneida Cario Cornachioni de Itirapina (SP) e de desenho na Prefeitura Municipal da mesma cidade. É autor da série "Os devaneios de Mupa", agora disponível na BCo na exposição, e também com tirinhas publicadas em facebook.com/osrabiscosdemupa.