Fabricio Mazocco - Publicado em 08-10-2018 13:00
UFSCar realiza 9ª edição da Corrida e Caminhada Nelson Prudêncio
Corrida acontece no dia 21 de outubro, na UFSCar. (Imagem: Reprodução)
No próximo dia 21 de outubro, acontece, no Campus São Carlos da UFSCar, a IX Corrida e Caminhada Nelson Prudêncio. A organização do evento é da Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) "Organização da Corrida e Caminhada Nelson Prudêncio", com a participação de estudantes de diversos cursos de graduação, sob supervisão da professora Paula Lobo da Costa, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade.

A largada será dada às 8h30, em frente ao Ginásio de Esportes, localizado na área Sul do Campus. Os percursos têm, aproximadamente, 5,5 km para a corrida e 3,5 km para a caminhada. São disponibilizadas 350 vagas, das quais 250 para corredores e 100 para caminhantes. A participação é aberta ao público interno e externo à UFSCar e não haverá premiação.

As inscrições estão abertas, são gratuitas e devem feitas exclusivamente pelo site. Para a efetivação da inscrição, as pessoas devem fazer a doação de uma caixa de leite longa vida integral que será entregue a entidades assistenciais da cidade de São Carlos. A organização também disponibilizou recomendações aos participantes que devem ser lidas antes do evento. Mais informações podem ser obtidas no site.

Nelson Prudêncio
A corrida no Campus São Carlos da UFSCar voltou a acontecer em 2005, quase 12 anos após sua primeira edição. Em 2009, a corrida, denominada "Cross Campus", homenageou in memorian Segundo Carlos Lopes, professor do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade, grande corredor e incentivador da realização da corrida na Universidade. No ano seguinte, o evento passou a ser chamado "Corrida e Caminhada Nelson Prudêncio".

Nelson Prudêncio foi um atleta de salto triplo e professor do DEFMH da UFSCar. Um dos maiores desportistas de sua modalidade, conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968, e a de bronze nos Jogos de Munique, em 1972. Faleceu em 23 de novembro de 2012.