Notícia

Denise Britto - Publicado em 11-10-2018 13:00
Seminário na UFSCar aborda convergência tecnológica e mídias na Educação
Abertura do 3º Seminários SEaD (Foto: Stela Martins - AECR/UFSCar)
Abertura do 3º Seminários SEaD (Foto: Stela Martins - AECR/UFSCar)
Convergência, mídias na educação e novas tecnologias imersivas foram os temas que atraíram a atenção de diversos profissionais da Educação e da Comunicação para a terceira edição dos Seminários SEaD, promovido pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar. O evento, realizado no dia 9 de outubro, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, no Campus São Carlos, foi gratuito e reuniu cerca de 70 pessoas nos períodos da manhã e da tarde. A SEaD também ofereceu a opção de participação na modalidade virtual. A transmissão ao vivo feita na página da Secretaria no Facebook contou com 1.200 visualizações.

O Seminário teve alcance nacional, com participantes das universidades federais do Paraná (UFPR), do Rio Grande do Sul (UFRS), da Paraíba (UFPB), Rondônia (Unir), Alagoas (Ufal), Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no Paraná, Universidade de Brasília (UnB), entre várias outras instituições.

As discussões contaram com especialistas que apresentaram olhares atuais sobre os temas em foco. "Neste evento, nos propomos a discutir interatividade, produção de conteúdos audiovisuais e educacionais no contexto de uma sociedade conectada, bem como os desafios de ensino de um público que está cada vez mais está imerso em um verdadeiro universo midiático", afirmou a Secretária Geral de Educação a Distância da UFSCar, Marilde Santos, durante a abertura do encontro.

A Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, também marcou presença no Seminário e apontou a importância da Universidade propor atividades com essas temáticas. "Este evento mostra que existem novas formas, instrumentos e ferramentas de ensino, novos modos de aprender e novas metodologias de Educação. Então, trata-se de uma oportunidade para dialogarmos sobre esse contexto midiático e tecnológico que a sociedade vive hoje e do qual a Universidade não pode ficar isolada", salientou Hoffmann. "A Universidade, inclusive, tem que fortalecer esses processos, buscando a inovação da Educação", completou ela.

Em seu discurso, a Reitora também destacou: "Temos que desenvolver e buscar maneiras de como apresentar novos conteúdos, de como atrair o público jovem, esses novos talentos, para que eles possam se desenvolver mais, aprender mais e se envolver mais com ciência e tecnologia". Segundo Hoffmann, "as novas ferramentas de ensino a distância - e também do ensino presencial - que incorporam as novas tecnologias só vêm fortalecer a missão de formar pessoas para a sociedade e gerar novos conhecimentos".

Os vídeos do 3º Seminário SEaD estão disponíveis no Facebook da SEaD e, em breve, também estarão no ar no canal da SEaD no Youtube.