Adriana Arruda - Publicado em 15-10-2018 13:00
UFSCar sedia IV Simpósio de Desenvolvimento Infantil
Simpósio de Desenvolvimento Infantil acontece nos dias 19, 20 e 22/10, na UFSCar(Imagem: Reprodução)
Nos dias 19, 20 e 22 de outubro, acontece no Campus São Carlos da UFSCar o IV Simpósio de Desenvolvimento Infantil (SDI), iniciativa que tem como foco principal a discussão sobre o papel das interações entre genética e ambiente no desenvolvimento infantil. O evento, realizado a cada dois anos, é voltado a pesquisadores, profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados no tema. Ao longo dos dias, o Simpósio terá atividades com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que vêm contribuindo para o avanço da ciência do desenvolvimento humano e, em especial, explorando novas frentes de pesquisa na área.

No dia 19/10, haverá duas conferências - "Princípios biológicos do desenvolvimento embriofetal humano" e "Efeitos do álcool e do Zika vírus no desenvolvimento pré-natal", que serão ministradas, respectivamente, pelas geneticistas Débora Gusmão, professora do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar, e Lavínia Schuler Faccini, do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No segundo dia, 20/10, haverá conferências que visam discutir possibilidades de intervenção comportamental direcionadas a indivíduos diagnosticados com o Transtorno de Espectro Autista (TEA). A primeira palestra, intitulada "Intervenção comportamental precoce e intensiva com crianças com autismo por meio da capacitação de cuidadores", será proferida por Camila Gomes, professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) de Belo Horizonte. Na sequência, André Varella, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), tratará das estratégias recentes para o ensino de linguagem a crianças com autismo.

Por fim, em 22/10, no período da manhã, David Moore, docente e pesquisador do Pitzer College e da Claremont Graduate University e diretor do Developmental Sciences Program, da National Science Foundation, falará sobre Epigenética Comportamental e o papel de processos de desenvolvimento sobre a geração de todos os fenótipos; e, no período da tarde, Moore apresentará dados de pesquisas recentes, conduzidas em seu laboratório, sobre habilidades de rotação mental em bebês. Nos dias 19 e 20/10, também haverá sessões de painéis. A programação completa está disponível no site do Simpósio.

As atividades acontecem entre 8h30 e 17h30, no auditório do Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia (CPqMAE), localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. As inscrições devem ser feitas pelo site e as vagas são limitadas. O IV Simpósio de Desenvolvimento Infantil é uma iniciativa dos programas de pós-graduação em Psicologia (PPGPsi) e de Educação Especial (PPGEEs), da UFSCar, e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mais informações estão disponíveis no site e na página do evento no Facebook.