Mariana Pezzo - Publicado em 18-10-2018 16:00
Evento debate a valorização do conhecimento e a inteligência coletiva
Aula e debates sobre complexidade e inteligência coletiva acontecem na UFSCar (Foto: Pixabay)
No dia 23 de outubro, acontece mais um evento na programação do Ano da Inteligência Coletiva e da Complexidade em São Carlos, intitulado "Complexidade e Inteligência Coletiva, além da Nova Engenharia". A palestra e o debate programados partem da constatação de que, no contexto atual de facilidade de acesso a informações e imensa variedade de recursos de comunicação, a sofisticação, a profundidade e a diversidade dessas informações disponíveis são excessivas para qualquer indivíduo sozinho, mas podem ser administradas por uma coletividade que esteja preparada para tanto.

Na parte da manhã, das 8h30 às 11h30, será ministrada a aula "Conhecemos o passado; vivemos o presente; o que será o futuro? ou Como ter esperança em um mundo pós-VUCA" (VUCA do Inglês para volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade), ministrada por Carlos Goldenberg, docente do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). No período da tarde, das 14h30 às 17h30, haverá debate sobre o tema do evento, voltado à identificação de possibilidades de uso da inteligência coletiva com os métodos da complexidade para sinalizar ações que valorizem o conhecimento para um futuro melhor.

O primeiro bloco desse debate tratará do campo da Saúde, a partir de apresentação de Maristela Schiabel Adler e Natália Duarte Pereira, respectivamente Diretora Técnica e Coordenadora Executiva da Unidade Saúde Escola (USE) da UFSCar. Com a colaboração de Goldenberg e de docentes e pesquisadores da área de Engenharia de Produção na UFSCar e na USP, a busca será pela identificação de interesses de colaboração no âmbito da USE, com inteligência coletiva. Em seguida, esses colaboradores da Engenharia de Produção se debruçarão sobre diferentes visões dos conceitos de inteligência coletiva e complexidade, com a participação de Mauro Rocha Côrtes, docente do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar e coordenador do Núcleo de Estudos Organizacionais (NEO), e Luiz C. R. Carpinetti, docente da EESC e coordenador de grupo de pesquisa em Gestão da Qualidade e Mudança.

Toda a programação acontece no Anfiteatro Bento Prado Júnior da UFSCar, na área Norte do Campus São Carlos, é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas. A coordenação é de Paulo César de Camargo, Professor Sênior no Departamento de Física (DF) da UFSCar, e de Sérgio Mattos, docente no Departamento de Hidrobiologia (DHb) da Universidade, responsáveis também pelo Ano da Inteligência Coletiva e da Complexidade. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas em texto de referência elaborado pelos organizadores e, também, na página do projeto no Facebook, no Twitter ou pelo e-mail 2018complexidadesanca@gmail.com.