Fabricio Mazocco - Publicado em 22-10-2018 13:00
Romance da EdUFSCar aborda multiculturalismo brasileiro
Convite de lançamento do livro (Imagem: EdUFSCar)
A EdUFSCar está lançando o romance "Maracatu Circuncidado", de autoria de Lincoln Amaral. A obra trata da história de Arthur, um jovem pernambucano, guia de museu em Salvador, o narrador-protagonista da história. "A pesquisa de pós-graduação de Arthur revelará a história subterrânea dos cristãos-novos, judeus conversos que tiveram importante participação no processo de construção histórico-cultural do Brasil. Já o museu em que ele trabalha revela traços da multiculturalidade nacional", conta Amaral.

Também fazem parte do enredo o judeu Samuel, a curadora Amarílis, o biólogo Yuri, a poliglota Svetlana e a irmã do protagonista Néinha. Todos eles enriquecem o processo de conhecimento da história, das religiões, dos amores, da vida e da morte, e provocam identificação com leitores de várias idades. Segundo o autor, em um plano ficcional, a realidade se faz presente pelo contexto multicultural da juventude brasileira, a busca por identidade e pertença nacional, o empoderamento de minorias, a questão da sexualidade etc.

"O título em si - Maracatu Circuncidado - é um convite a nos despir de unidades conceituais identitárias, nacionais, religiosas. Isso se confirma no sumário, com seus signos multiculturais e na numeração dos capítulos em hebraico", escreve na apresentação da obra Robson Batista dos Santos Hasmann, doutorando em Letras. Hasmann também destaca o tom oral do livro, marcado pelos versos que imitam o cordel no início dos capítulos, pelas canções da música popular brasileira e pelo afastamento da caricatura com que o Brasil acostumou-se a ouvir a fala nordestina.

"Tal qual o maracatu, com sua construção multiforme e polissêmica, o romance de Lincoln Amaral se inscreve numa tradição contemporânea de narrativas que, impregnadas de ritmos, sons e cores imutáveis, decanta origem, memória e história, e o narrador, tal qual o leitor, acaba por compreender que 'o bicho-homem é plural por demais, não quer ser obrigado a caminhar na estrada curta de mão única'", define no prefácio Lyslei Nascimento, professora de Literatura Comparada e Teoria da Literatura, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O lançamento do Livro "Maracatu Circuncidado" será no dia 24 de outubro, às 19 horas, no campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em São João da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas no site da EdUFSCar.