Mariana Pezzo - Publicado em 29-10-2018 17:00
Lançamentos abordam a imigração nas Américas
Livros são de Oswaldo Truzzi, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Fotos: CCS-UFSCar)
Os estudos migratórios são o tema de dois lançamentos com autoria de Oswaldo Truzzi, Professor Sênior no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar. "Syrian and lebanese patrícios in São Paulo" é a tradução de obra publicada originalmente em 1997, resultante de pesquisas realizadas durante o doutorado de Truzzi, que é reconhecida como referência em sua área até hoje. O outro livro é "Imigração nas Américas: estudos de história comparada", coletânea organizada por Truzzi junto com Marcos Antônio Witt, Coordenador do Centro de Estudos Internacionais de História das Mobilidades, Diásporas e Migrações da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e Cláudio Pereira Elmir, que também foi docente na Unisinos por mais de 25 anos.

A coletânea integra uma coleção da Editora Unisinos em parceria com a Editora Oikos, intitulada Coleção Estudos Históricos Latino-Americanos. Na Apresentação, os organizadores registram que as abordagens comparativas nos estudos migratórios ainda são pouco exploradas no Brasil e elencam quatro possibilidades de comparação: entre características de um mesmo grupo antes e depois da migração; entre grupos diferentes em uma mesma sociedade de destino; entre destinos diferentes de um mesmo grupo; e, por fim, comparações temáticas, como, por exemplo, entre as políticas migratórias de diferentes países, entre níveis de escolaridade atingidos por diferentes gerações de migrantes, entre tradições e religiosidades, dentre outras. Seguem-se oito capítulos, nos quais, dentre outros temas, trata-se das trajetórias e identidades étnicas de imigrantes italianos no interior de São Paulo e do Rio Grande do Sul - em texto de autoria de Truzzi junto com Maria Catarina Zanini -; de massacres de imigrantes na Argentina e no Brasil no final do século XIX; e dos sentidos de raça entre imigrantes peruanos no Brasil e nos Estados Unidos. Dentre os autores, além de pesquisadores brasileiros, há argentinos, um polonês, um chileno e um pesquisador dos Estados Unidos. A obra pode ser adquirida no site da Oikos.

Já o livro em Inglês foi traduzido e publicado pela University of Illinois Press, integrando a coleção intitulada "Studies of World Migrations". A obra resulta de pesquisa concluída em 1993, como parte do projeto mais amplo "História Social das Migrações em São Paulo", realizado no âmbito do Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo (Idesp), sob a coordenação de Boris Fausto e Sergio Miceli. O foco do projeto era o estudo de diversos grupos migratórios que vieram para áreas urbanas do Estado de São Paulo e, a Truzzi, coube o grupo dos sírios e libaneses. No momento da publicação - e até hoje -, a obra tornou-se referência no meio acadêmico e, além disso, foi muito bem recebida pela colônia de sírios e libaneses, que se sentiu, de alguma forma, retratada no livro. A publicação tem sete capítulos, que tratam das causas da emigração; da bem sucedida trajetória econômica do grupo no Brasil; das mudanças na identidade que desenvolveram em São Paulo e de processos de diferenciação entre sírios e libaneses; da formação da segunda geração, já nascida no Brasil, como profissionais liberais; e de sua inserção na política brasileira. Um posfácio trata especificamente da sociabilidade e dos valores das famílias muçulmanas, e também há um exercício de história comparada nesta obra, em um capítulo que compara a trajetória de sírios e libaneses no Brasil e nos Estados Unidos. No site da editora da obra em Língua Inglesa, a contribuição de Truzzi é caracterizada como pioneira e transformadora da área conhecida como Estudos Brasileiros.

Oswaldo Truzzi aposentou-se como Professor Titular no Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar, mas continua sua atuação na Universidade junto ao PPGS. É líder do grupo de pesquisa "História Social das Migrações e do Trabalho" e, ao longo da sua carreira, já orientou mais de 30 mestres e doutores. Coordenou em duas ocasiões o grupo de trabalho "Migrações internacionais" da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa Sociais (Anpocs) e integra a rede internacional "Red de Estudios Migratorios Transatlánticos". Foi Diretor da Editora da UFSCar (EdUFSCar) de 2000 a 2016.