Mariana Pezzo - Publicado em 31-10-2018 13:00
Estudantes da UFSCar aproximam pessoas em situação de rua do emprego
Iniciativa coloca em contato empregadores e quem busca de emprego (Imagem: PET Produção)
Ser a ponte entre pessoas que já estiveram ou estão em situação de rua e a experiência profissional é o objetivo do projeto "Se Mudando", iniciado em 2018 pelo grupo de estudantes da UFSCar PET Produção (Programa de Educação Tutorial da área de Engenharia de Produção).

Para alcançar seu objetivo, o projeto é dividido em três áreas. Uma delas mantém uma equipe que entra com as pessoas em situação de rua interessadas em obter um emprego para oferecer apoio no contato com as empresas e, também, na elaboração do currículo. Uma segunda frente administra o contato com os empregadores. A terceira área, de marketing, é voltada à visibilidade não só das ações, mas também a toda a temática das pessoas em situação de rua e, para tanto, acaba de lançar a página oficial do "Se Mudando" no Facebook, com compartilhamento de conteúdos sobre a temática e, também, um vídeo de apresentação da proposta.

Gustavo Boel, integrante do PET Produção, explica que, durante o primeiro semestre, foram realizadas atividades de estruturação do projeto, a partir inclusive do contato com outros grupos e instituições que já trabalhavam com essa população. A ideia começou a ser colocada em prática no segundo semestre. "Hoje, as áreas de marketing e de contato com as pessoas em situação de rua estão funcionando muito bem, e nossos esforços estão voltados sobretudo ao contato com as empresas, para conquistarmos entrevistas de emprego e outras oportunidades para essas pessoas", conta Boel. O estudante também explica que as ações sociais são uma das vertentes de atuação do PET Produção, que já gerou iniciativas hoje muito relevantes e reconhecidas na cidade de São Carlos, como o projeto Operação Natal, voltado ao apoio a instituições que atendem pessoas em situação de  vulnerabilidade, e o Pontinha, que busca conectar instituições do Município a universitários interessados na realização de trabalho voluntário.

Além da página no Facebook, mais informações sobre o Se Mudando e outras iniciativas do PET Produção podem ser obtidas no site do grupo, pelo e-mail projetosemudando@gmail.com ou pelo telefone (16) 3351-9551.