Notícia

Adriana Arruda - Publicado em 31-10-2018 13:00
BCo promove a XXIV Semana do Livro e da Biblioteca
Programação do evento é gratuita e aberta ao público (Imagem: Reprodução)
Programação do evento é gratuita e aberta ao público (Imagem: Reprodução)
De 5 a 9 de novembro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar promove a XXIV Semana do Livro e da Biblioteca, que neste ano apresenta o tema "Biblioteca - Espaço de Conhecimento: Ciência, Lógica, Literatura e Cultura", com o objetivo de refletir sobre o papel do livro e da biblioteca na vida das pessoas, como fontes de informação, de cultura e de lazer. Ao longo dos dias acontecem ações de incentivo à leitura, bem como divulgação dos serviços e produtos oferecidos pela BCo, treinamentos para os profissionais da Biblioteca e outras atividades ligadas à promoção do livro.

A programação tem início no dia 5/11, com a abertura de duas mostras: a "5ª Exposição de Pinturas e Mosaicos do Ateliê Cláudia Mazza", que reúne trabalhos de 20 alunos do Ateliê, com idade entre 4 e 60 anos e que utilizam diferentes métodos e materiais para a produção das obras; e "3x4 - Mostra Coletiva de Retratos", sob curadoria de Eliana Saldanha, que apresenta o gênero retrato pelos olhares de jovens artistas, a partir de técnicas de fotografia, arte digital, aquarela, nanquim e grafite. As exposições ficam disponíveis para visitação na BCo até 30 de novembro - de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, entre 8 e 14 horas.

Na terça-feira, 6/11, começa na Biblioteca uma gincana de Matemática, promovida pelo projeto "Desmitificando a Ciência: Matemática no Ensino Fundamental II e Médio", que oferece uma série de atividades lúdicas envolvendo os desafios matemáticos. A gincana - que contará, também, com visitas monitoradas na própria BCo - é coordenada pelos professores Selma Helena de Jesus Nicola, José Antonio Salvador e Rodrigo da Silva Rodrigues, todos do Departamento de Matemática (DM) da UFSCar. Também no dia 6, acontece a palestra "Cientista na BCo", que será proferida a partir das 9 horas, por José Galizia Tundisi, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos. Neste encontro, voltado a estudantes de Ensinos Fundamental II e Médio, Tundisi falará sobre sua trajetória acadêmica e explicará como é ser cientista, desmistificando a carreira aos jovens alunos.

No mesmo dia, Wilson Alves-Bezerra, docente do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, participa de Café Literário, com o tema "Literatura contra o embrutecimento". A roda de conversa propõe discutir o papel da literatura em épocas de escalada da violência e o papel da arte e da linguagem para fazer frente ao embrutecimento. O ponto de partida será a experiência concreta de seu último projeto literário, "O Pau do Brasil" (Editora Urutau), livro em progresso que vem sendo atualizado desde 2016; foi lançado na edição deste ano da Festa Literária de Paraty (FLIP); e cujos poemas têm sido publicados em Portugal, Argentina, Venezuela e Galícia. O Café Literário acontece a partir das 17 horas.

A programação segue na quarta-feira, 7/11, com uma oficina de RPG, conduzida por Filipe Lucidi, Diretor do Estúdio Lucidi, a partir das 14 horas. A atividade objetiva estimular a imaginação e a criatividade, sendo recomendada para pessoas de todas as idades. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas gratuitamente por meio de preenchimento deste formulário online. Já no dia 8/11, às 9h30, acontece oficina básica de desenho em estilo cômico, coordenada pelo professor de desenho Murilo Perin. A proposta é voltada a estudantes do Ensino Fundamental, mas aberta ao público e apresenta um método fácil para a criação de personagens por meio de formas geométricas.

Por fim, a XXIV Semana do Livro e da Biblioteca promove, na sexta-feira, 9/11, a palestra "Marketing digital para bibliotecas", ministrada pela publicitária Mariana Calderero, às 14h30. Já às 15 horas, acontece a peça de teatro "A era do vidro", com o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica, um projeto de extensão ligado ao Departamento de Química (DQ) da UFSCar. 

Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia - com exceção da oficina de RPG - e acontecem nas dependências da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações estão disponíveis no cartaz de divulgação.