Adriana Arruda - Publicado em 01-11-2018 13:00
UFSCar sedia Congresso Brasileiro de Educação Especial
Congresso reúne pessoas que atuam na Educação Especial (Imagem:Reprodução)
De 14 a 17 de novembro, a UFSCar sedia o VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), que acontece junto ao XI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (Enpee) e tem o intuito de atrair profissionais e estudantes que atuam de modo direto ou indireto na Educação Especial. A iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar se configura como importante espaço de debate e divulgação do conhecimento científico produzido na área, tanto nacional como internacionalmente.

Ao longo dos dias, o Congresso pretende estimular o intercâmbio entre pesquisadores e atender a demanda emergente por novas práticas decorrente da política educacional de inclusão escolar adotada no Brasil. Para tanto, reúne palestrantes brasileiros e estrangeiros e promove simpósios, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos, bem como sessões de cinema, lançamentos de livros e atividades culturais.

A programação debaterá temas como desafios na alfabetização e letramento do público-alvo da Educação Especial; inclusão escolar e a organização da prática pedagógica; a teoria na pesquisa em Educação Especial; serviços de apoio à escolarização inclusiva; desafios e possibilidades na escolarização de alunos com doenças crônicas; desafios no espaço escolar na interpretação de Libras; a educação de estudantes com autismo; formação de professores na educação inclusiva; avanços recentes no estudo da surdocegueira; entre muitos outros. O cronograma detalhado pode ser acessado no site do Simpósio.

As atividades acontecem a partir das 8 horas, em diversos locais do Campus São Carlos da UFSCar. O período de submissão de trabalhos já foi encerrado, mas as inscrições de ouvintes devem ser feitas pelo site, onde também constam mais informações sobre taxas, datas, horários, locais e palestrantes. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail 2018.cbee@gmail.com.