Mariana Pezzo - Publicado em 01-11-2018 13:00
Estudantes da UFSCar criam aplicativo para facilitar doação ao Fumcad
Aplicativo já está disponível para download na PlayStore (Imagem: Reprodução)
Estudantes do curso de Ciência da Computação da UFSCar concluíram recentemente o desenvolvimento de aplicativo que facilita a destinação de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad) de São Carlos. O aplicativo, chamado de "DoeFUMCAD", foi lançado no dia 22 de outubro, em cerimônia no Paço Municipal.

O Fumcad está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para o apoio a iniciativas voltadas a crianças e adolescentes aprovadas pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. A pessoa que doa pode escolher a entidade à qual os recursos serão destinados, além de aproveitar a doação na declaração de Imposto de Renda, até um limite de 6% para pessoas físicas e 1% para pessoas jurídicas. Porém, o mecanismo de destinação sem o aplicativo era bastante complicado. "A ideia foi desenvolver algo para descomplicar a vida do contribuinte doador e, com isso, promover uma quantidade maior de doações", conta César Augusto Camillo Teixeira, docente do Departamento de Computação (DC) da UFSCar.

O desenvolvimento do aplicativo foi iniciado na disciplina "Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis", ministrada no primeiro semestre de 2018 sob a responsabilidade de Teixeira. O docente conta que a disciplina teve a colaboração da empresa Tokenlab, spinoff do Laboratório de Inovação em Computação e Engenharia (Lince) do DC especializada no desenvolvimento de aplicativos para dispositivo móveis. A Tokenlab disponibilizou o estagiário Bruno Azevedo que, junto aos estudantes Gabriel Nardy e Gabriel Olivato, deram continuidade ao desenvolvimento após o término da disciplina. "Nossa proposta foi fazer um app simples e seguro. Agora é só entrar no aplicativo, escolher uma instituição, definir o valor e gerar o boleto para pagamento na Internet ou nas lotéricas", explica Nardy. "Além de facilitar a doação e promover bem estar social, a parceria também é importante pela oportunidade dos estudantes aplicarem na prática os conhecimentos que estão aprendendo na Universidade", acrescenta Hélio Crestana Guardia, Chefe do DC.

O aplicativo "DoeFUMCAD" já está disponível para download na PlayStore. Ainda não há previsão para o lançamento da versão iOS, mas, até dezembro, deve entrar no ar versão web capaz de ser executada em qualquer navegador, inclusive o Safari.