Mariana Pezzo - Publicado em 27-11-2018 14:00
Docente da UFSCar integra Ordem do Mérito da Educação e Integração
Pandolfelli publicou mais de 500 artigos e orientou mais de 60 pós-graduandos (Foto: Acervo pessoal)
Victor Carlos Pandolfelli, Professor Titular do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar acaba de ser agraciado com o título de Comendador da Ordem do Mérito da Educação e Integração, homenagem outorgada pela Sociedade Brasileira de Educação e Integração (SBEI). A indicação de Pandolfelli foi feita pelo Conselho de Honrarias e Honorificências da SBEI, após uma prospecção em instituições de todo o País que selecionou outros nove professores universitários para receber a homenagem em 2018.

A SBEI, fundada em 1969, empreende, dentre outras ações, o reconhecimento público de organizações e pessoas que se destacam em sua área de atuação. "Ao professor Pandolfelli, o ingresso na Ordem visa expressar nosso reconhecimento de sua trajetória de construção do saber e daquilo que representa para a Educação do País", registra Áureo Martins, Presidente do Conselho da SBEI. "Recebi a notificação da homenagem com alegria e surpresa, visto que não sabia que meu trabalho estava sendo analisado e a minha pessoa estava sendo cogitada. Com certeza as redes de comunicação têm sua participação, pois hoje podemos ser vistos sem necessariamente estarmos vendo! Com relação a este último aspecto, isto é um alento e um alerta", afirma Pandolfelli.

Homenageado
Victor Carlos Pandolfelli é docente da UFSCar desde 1980, onde coordena o Laboratório de Materiais Refratários (Alcoa) e o Grupo de Engenharia de Microestrutura de Materiais (GEMM). Já orientou mais de 60 estudantes de mestrado e doutorado e publicou mais de 500 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Integra várias organizações científicas no País e no exterior, como a Academia Brasileira de Ciências, a Academia Nacional de Engenharia e a World Academy of Ceramics. É Editor Chefe do periódico Ceramics International e integra comitês editoriais de várias outras publicações. Ao longo de sua carreira, já recebeu mais de cem premiações e homenagens.