João Eduardo Justi - Publicado em 29-11-2018 13:00
UFSCar cria Departamento de Integridade, Riscos e Controles Internos
DIRC está vinculado à Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (Foto: CCS)
A UFSCar deu mais um passo importante para modernizar a gestão administrativa e otimizar o uso de recursos públicos: aprovou a criação do Departamento de Integridade, Riscos e Controles Internos (DIRC), que pretende atuar como eixo estratégico da Universidade, promovendo a melhoria contínua na gestão de riscos corporativos e implementar o programa de integridade a fim de prevenir, detectar, evitar, remediar e tratar eventuais atos de desvio ou inconformidade em relação às normas vigentes.

O DIRC deverá ajudar os gestores da Universidade a identificar e gerenciar riscos, planejar, coordenar e orientar matérias relacionadas à gestão de riscos e assuntos relativos à integridade pública nos quatro Campi da Instituição. A pretensão é alinhar a gestão de riscos com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar.

Entre as atribuições do Departamento estão: propor o Plano de Gestão de Riscos e o Plano de Integridade da Instituição; monitorar a evolução dos níveis de riscos e a efetividade das medidas de controle implementadas; dar suporte à identificação, análise e avaliação de riscos dos processos organizacionais; oferecer capacitação continuada em gestão de riscos para os servidores; elaborar estratégias de comunicação de gestão de riscos; medir o desempenho da gestão de riscos objetivando a sua melhoria contínua; entre outras.

"Com o novo Departamento, haverá otimização dos processos e, com isso, a economia de tempo e recursos. Essa é a intenção: otimizar a percepção dos riscos e melhoria dos processos de gestão", diz Felizardo Delgado, servidor técnico-administrativo responsável pela nova unidade. "O importante é que, além do apoio da Reitoria, da Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais e da Auditoria Interna, o DIRC tenha também o apoio das pessoas que trabalham com os processos para alcançar efetividade em suas ações", complementa ele.

Capacitação
De acordo com Delgado, os servidores de toda Universidade terão à disposição uma oferta gratuita de capacitação na área de Gestão de Riscos Corporativos oferecida anualmente, sempre no mês de agosto, com carga horária mínima de 20 horas. O mesmo curso, mais compacto e totalmente virtual, com carga horária de 10 horas, estará em breve disponível no Portal de Cursos Abertos da Universidade, o PoCA-UFSCar. "Acreditamos que, neste primeiro momento, essas capacitações serão suficientes para que os gestores possam reconhecer e entender quais são os riscos inerentes aos seus processos de trabalho e como preveni-los", afirma Delgado.

O Departamento de Integridade, Riscos e Controles Internos funciona no Anexo da Reitoria, na área Sul do Campus São Carlos, e está vinculado à Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI). Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (16) 3306-6558 ou pelo e-mail feliz@ufscar.br.