Gisele Bicaletto - Publicado em 30-11-2018 13:00
Novo projeto do Hospital Universitário é contemplado pela CPFL
Projeto prevê redução de 20% no consumo de energia do HU (Foto: Arquivo CCS/UFSCar)
Pela segunda vez, um projeto da equipe do Hospital Universitário (HU) da UFSCar é contemplado no Programa de Eficiência Energética (PEE) da CPFL Paulista. O atual projeto participou de chamada pública que disponibiliza recursos financeiros do PEE 2018, sob gestão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para a implementação de ações de eficiência energética no consumo de energia elétrica.

A proposta do Hospital prevê três ações principais. Na iluminação externa, propõe a substituição de 56 lâmpadas a vapor de sódio por luminárias com tecnologia LED. Na geração de energia solar, prevê a instalação de usina fotovoltaica de 14,8 kWp no HU; e no que se refere ao aquecimento solar de água, haverá a instalação de 20 coletores solares com capacidade de 2 mil litros para aquecimento de água para banho.

"Essas ações representam uma economia anual de energia elétrica na ordem de 144 Mwh/ano, o que significa uma redução de 20% no consumo de energia", destaca Leandro Azeka, engenheiro eletricista do HU que integrou o grupo que elaborou o projeto aprovado. A construção da proposta também contou com a participação da empresa Vitális Energia e apoio do Setor de Infraestrutura do Hospital. O projeto será executado com auxílio da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar para gestão financeira, administrativa e operacional do trabalho.

No total, a CPFL Paulista investirá cerca de R$ 386 mil para implementar o projeto. Neste momento, está sendo analisado o termo de cooperação técnica para iniciar as ações que serão finalizadas em 12 meses.

Ações já implementadas
O primeiro projeto do HU aprovado no PEE da CPFL foi na chamada pública de 2016. A proposta foi implementada e custeada integralmente pela concessionária de energia elétrica, que realizou a substituição no sistema de iluminação interna do Hospital de 1.295 lâmpadas fluorescentes e reatores por tecnologia a LED, que são mais econômicas e eficientes.

A exemplo dos projetos do HU, a CPFL e a UFSCar têm um termo de cooperação, assinado em julho deste ano, com investimentos de R$ 2,7 milhões da concessionária em ações que visam à economia de energia elétrica na Universidade. O termo inclui ações no Campus São Carlos, com a troca de 2.464 luminárias da iluminação externa por lâmpadas a LED e a construção de uma usina solar fotovoltaica de 2,2 KWp que será usada para fins didáticos. Outra frente é no Campus Sorocaba, onde estão sendo substituídas 7.433 lâmpadas fluorescentes por LED, além da implantação de uma usina de 12,6 KWp que fornecerá uma parte da energia utilizada pelo Campus. Os serviços serão concluídos até o final deste ano.