Notícia

Adriana Arruda - Publicado em 05-12-2018 13:00
B-So apresenta a exposição "Somos mais similares do que diferentes"
Mostra está disponível para visitação gratuita até 8/2/19 (Imagem: Reprodução)
Mostra está disponível para visitação gratuita até 8/2/19 (Imagem: Reprodução)
A partir das 18h30 de hoje, dia 5 de dezembro, a Biblioteca do Campus Sorocaba (B-So) da UFSCar apresenta a exposição "Somos mais similares do que diferentes", de autoria do professor Cesar Alves Ferragi, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) da Universidade, sob curadoria de Giovana Caruti. A mostra traz imagens de pessoas de diversos países, evidenciando pluralidades e, ao mesmo tempo, semelhanças. Segundo Ferragi, a exposição é um convite ao mergulho na alma humana. "Ao longo dos 62 países que visitei, me deparei com muitos aspectos da experiência humana. Tive profundas vivências de imersão, um reconhecimento de mim mesmo por meio das lentes do outro. Quando olhamos para alguém, esse olhar é refletido em nós. Comecei esse projeto em 2010, como parte da ideia de retratar pessoas, seus interesses e suas ocasiões. Todas as pessoas fotografadas o fizeram por livre e espontânea decisão", relata o docente.

Ferragi conta que, ao longo de suas experiências, ofereceu pares de óculos aos fotografados. "A ideia inicial de fotografar com o par de óculos era chegar até as pessoas, 'quebrar o gelo', brincar com algumas fotos espontâneas, e então fazer retratos. Porém, ao longo desse processo, comecei a entender que havia algo que unia as pessoas, e ainda investigo o que seria...", reflete.

Para a curadora da exposição, a fotografia tem um poder imenso de mostrar e transmitir o universo através de uma lente. "Existe um mundo de diversidade e beleza. Existe um mundo de culturas, cores, sabores. A ideia desta exposição foi justamente trazer o universo aos olhos de cada pessoa que o observa. O intuito é criar a possibilidade de interpretar uma mesma imagem de diversas maneiras, imaginar a história antes do capturar da lente e, principalmente, perceber que somos tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão parecidos", afirma Caruti.

A exposição "Somos mais similares do que diferentes" é gratuita, aberta ao público e pode ser visitada até o dia 8 de fevereiro de 2019, no saguão da B-So, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. Mais informações podem ser obtidas no site da Biblioteca e na página do evento no Facebook.