João Eduardo Justi - Publicado em 05-12-2018 13:00 - Atualizado em 05-12-2018
UFSCar promove eventos que celebram a música instrumental
Evento reuniu cerca de 350 pessoas na Biblioteca Comunitária (Foto: Thais Siqueira - CCS/UFSCar)
A UFSCar promoveu na noite de segunda-feira, dia 3 de dezembro, dois eventos cujos protagonistas foram projetos de extensão da Universidade. No Teatro Municipal de São Carlos, no centro da cidade, houve a abertura do ChorandoSemParar, festival internacional de música instrumental brasileira, para difundir o Choro e estilos congêneres. E, na Biblioteca Comunitária (Bco) da UFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos, foi apresentado o Concerto de Natal da Orquestra Experimental da Instituição, regida em conjunto pela professora Maria Carolina Joly, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC), e Lucas Joly. Os dois eventos contaram com grande público e a participação da Reitoria da Universidade.

O Festival ChorandoSemParar
Para celebrar os 15 anos do Festival ChorandoSemParar, a edição 2018 está sendo dedicada ao instrumentista, compositor, maestro e arranjador Radamés Gnattali. Na abertura, o homenageado Joel Nascimento, compositor, multi-instrumentista e um dos maiores nomes do bandolim, tocou ao lado de Cristovão Bastos, Zeca Assumpção e João Camarero. "O ChorandoSemParar é uma atividade ligada à UFSCar que apoia esse projeto há muito tempo. Uma semana de música brasileira e com excelentes instrumentistas, para que não apenas a comunidade de São Carlos, mas de todo o Estado de São Paulo, possa conhecer e aproveitar de graça o que há de melhor na cultura nacional. É mais uma das atividades da UFSCar de apoio e colaboração à cultura e à boa música", declarou a Reitora Wanda Hoffmann.

O Festival ChorandoSemParar tem sete dias de programação - sempre gratuita - que pode ser conferida em www.chorandosemparar.com.br. O encerramento do Festival acontece na Praça XV, no centro de São Carlos, com 12 horas de apresentações ininterruptas do elenco convidado.

O Concerto de Natal da UFSCar
O Concerto de Natal da Orquestra Experimental da Universidade contou com a presença do Vice-Reitor, Walter Libardi; do Pró-Reitor de Extensão, Roberto Ferrari Júnior; do Diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas, Roniberto Morato do Amaral; e da Diretora da BCo, Marisa Cubas Lozano. Na ocasião, o Vice-Reitor cumprimentou a plateia - composta por cerca de 350 pessoas -, desejando boas festas aos presentes.

Com mais de 100 músicos - entre membros da própria Instituição e da comunidade externa -, a Orquestra Experimental é um laboratório vivo, um espaço para o estudo de variações musicais, e faz uso de instrumentos incomuns nas orquestras convencionais. O repertório do Concerto incluiu músicas tradicionais de Natal e canções populares da cultura brasileira, levando alegria e emoção ao grande público presente no espaço.

A abertura do evento contou com a apresentação da Orquestra Doce de Flautas, projeto de ensino de flauta doce pelo método Suzuki, regida por Ilza Zenker Leme Joly, docente aposentada da UFSCar. Em seguida, teve a estreia da Orquestra Experimentando, um projeto comunitário de prática instrumental que teve início em outubro de 2018 e que reúne pessoas com interesse em música, a partir dos sete anos de idade. A iniciativa é dos alunos do curso de Licenciatura em Música da UFSCar, junto com a professora Maria Carolina Joly, e tem como objetivo propiciar a prática instrumental em conjunto; a aprendizagem de flauta doce, xilofone e pequena percussão; e o ensino básico de Teoria Musical.

"Esse evento, ocupando o espaço da BCo, é significativo, pois mostra a pluralidade da arquitetura da UFSCar e as diversas possibilidades de aproveitamento da BCo. Além disso, uma das principais funções da universidade pública é a formação de pessoas e, nesse Concerto, pudemos ver a Orquestra Experimental da Universidade formada por mais de 100 músicos, aqui mesmo da UFSCar e da comunidade externa, além de crianças que tocaram para os pais e para servidores da UFSCar. Foi realmente muito bonito o Concerto de Natal", disse o Vice-Reitor Walter Libardi.

O Concerto de Natal é um projeto de extensão da BCo, com o intuito de integrar a comunidade acadêmica e a população de São Carlos e região. Confira as fotos da cerimônia na página do Facebook da UFSCar.