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João Eduardo Justi - Publicado em 14-12-2018 13:00 - Atualizado em 14-12-2018
Cursos do Campus Araras recebem nota máxima do Guia do Estudante
Cursos do Campus Araras se destacam em avaliação do Guia do Estudante (Imagem: CCS/UFSCar)
Cursos do Campus Araras se destacam em avaliação do Guia do Estudante (Imagem: CCS/UFSCar)
Todos os cursos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) do Campus Araras da UFSCar receberam nota máxima - 5 estrelas - em avaliação do Guia do Estudante (GE), que anualmente publica um ranking dos melhores cursos de graduação do País e que se tornou referência para as pessoas interessadas em ingressar no Ensino Superior. Os cursos de Engenharia Agronômica, Agroecologia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química, Licenciatura em Física e Biotecnologia foram avaliados como excelentes e classificados, portanto, com 5 estrelas. 

O ranking
A análise dos cursos é realizada por uma equipe de consultores, entre eles professores e especialistas de instituições de Ensino Superior e avaliadores do Ministério da Educação (MEC), levando em conta dados como qualificação do corpo docente e produção científica; contam também avaliações anteriores do MEC e do próprio GE. Nesta 21ª edição, foram avaliados 280 cursos. 

Para participar da avaliação, o curso precisa preencher alguns requisitos básicos como, por exemplo, possuir turma formada há pelo menos um ano; ser ofertado na modalidade presencial; ter turmas em andamento; e estar disponível no próximo processo seletivo da instituição ofertante. A avaliação é feita via questionário preenchido pelos avaliadores; cada analista (que geralmente é professor e coordenador de curso) pode avaliar até 35 cursos diferentes, desde que não sejam da instituição em que trabalha. 

Os cursos premiados
O curso de Engenharia Agronômica foi criado em 1993, com o objetivo de formar profissionais com conhecimento técnico-científico consistente e aptos a estudar, planejar e aplicar tecnologias para o aprimoramento da produção agropecuária e a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Os alunos têm, além das disciplinas teóricas e das práticas de laboratório, a possibilidade de participar de diversas atividades de campo, muitas delas desenvolvidas no próprio Campus. Mais informações estão no site do curso.

O curso de Agroecologia foi criado em 2009 e é um dos pioneiros na área no País e no mundo. O objetivo é a formação de um profissional que acompanhe as mudanças e o ritmo das sociedades contemporâneas, capaz de aprender de forma autônoma e contínua, dominar o acesso a fontes de pesquisa e informação, apto a produzir e divulgar conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos, ter espírito empreendedor, além de raciocínio inter e multidisciplinar. Mais informações estão no site do curso

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas iniciou suas atividades em 2009. O objetivo principal é formar educadores, não somente com competência para ensinar Biologia, mas para associá-la às demais ciências, vislumbrando o desenvolvimento responsável. Uma das premissas do curso é a de que o ensino de Ciências Biológicas pode contribuir para a formação global do cidadão dando-lhe condições para a construção, reconstrução e produção de conhecimentos, atendendo às novas necessidades e interesses da realidade. Mais informações estão no site do curso.  

O curso de Licenciatura em Química teve início em 2009 e tem como proposta a interligação entre teoria e prática e entre conhecimentos de Química, Física e Biologia, com enfoque nos conceitos ambientais, como núcleo integrador dos estudos a serem implementados pelo futuro professor. O aluno de Química da UFSCar terá formação sólida para exercer a docência de maneira crítico-reflexiva e atuar na organização, planejamento e avaliação de processos educativos na Educação Básica. Mais informações estão no site do curso

O curso de Licenciatura em Física também criado no ano de 2009 e visa a formação de profissionais responsáveis pela disseminação do saber na área de Física, nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal. Exercendo as tarefas de ensino, o profissional formado contribui para melhor qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, para o exercício crítico da cidadania. Mais informações estão no site do curso.

O curso de Biotecnologia foi criado em 2006, sendo o segundo do Estado de São Paulo. Sua proposta envolve sólida formação, nos primeiros anos, nas disciplinas de Biologia, Matemática, Física, Química e Bioquímica. No decorrer do curso, são introduzidos conhecimentos tecnológicos nas áreas agrícola (cultura de tecidos, biofábrica, alimentos e processos fermentativos agroindustriais) e ambiental (biotecnologia do solo, poluição, tratamento biológico de resíduos e biorremediação). Alguns temas abordados são: Microbiologia, Biologia Molecular, Engenharia Genética, Melhoramento Genético, Genética Molecular, Biossegurança, Bioética e Bioinformática. Mais informações estão no site do curso.