Denise Britto - Publicado em 14-12-2018 13:00
Programa de Coleta Seletiva Solidária da UFSCar ganha nova marca
Novo logotipo escolhido em concurso aberto à comunidade (Imagem: Gabriel Olsen Gonçalves da Silva)
O Programa de Coleta Seletiva Solidária da UFSCar, com a participação de um grupo de apoiadores do Campus São Carlos da Universidade, realizou, entre os dias 1º de outubro e 12 de novembro, concurso para criação de um novo logotipo. O objetivo foi aproximar a comunidade do Programa, além de definir a nova identidade visual para a iniciativa de coleta seletiva na Instituição.

"Recebemos cinco lindas propostas de logo que estiveram em votação online, na página do Programa no Facebook. A votação teve grande alcance popular", conta a bióloga Liane Biehl Printes, do Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) da Universidade. O logo mais votado é de autoria de Gabriel Olsen Gonçalves da Silva, estudante do primeiro ano do curso de graduação em Imagem e Som da UFSCar. Segundo ele, a peça gráfica é uma "representação dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Simboliza, com o coração, a solidariedade e a conscientização que o projeto estimula. A cor verde representa o meio ambiente e a esperança, e a cor azul representa bondade, coletividade", detalha o estudante.

"O concurso incentivou a participação e o envolvimento da comunidade no Programa e gerou uma imagem que irá nos identificar de uma forma muito viva e singular. O Gabriel que está iniciando a sua vida acadêmica nos trouxe uma grande contribuição e com certeza terá na UFSCar e através dela muitas oportunidades para se tornar um profissional engajado e consciente de seu papel no mundo", avalia a bióloga.

Premiação especial
Segundo Liane Printes, o grupo organizador do concurso decidiu que "o prêmio não deveria ser um item de consumo, mas algo que contribuísse para inspirar ainda mais o vencedor a se envolver nas causas socioambientais". Assim, o grupo foi à procura de apoiadores e, nesse caminho, encontrou Flávio Roberto Marchesin, proprietário do Sítio São João, localizado na divisa entre São Carlos e Itirapina (SP), onde está estabelecida a Escola da Floresta. "O Flávio não apenas ofereceu a visita-prêmio para o ganhador do concurso, mas muito generosamente estendeu o convite a toda a equipe de apoio ao Programa, incluindo os cooperados da Coopervida [Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos]. A visita teve o apoio da UFSCar, que cedeu o ônibus, e da Empresa São Carlos Ambiental, que custeou o combustível", detalha.

A visita foi realizada no dia 30 de novembro. "Foi uma manhã de muito contato com a natureza e aprendizado!", relata Printes. "Com a mediação de duas monitoras experientes, aprendemos sobre tecnologias sociais de saneamento e tratamento de resíduos, produção de mudas para reflorestamento de áreas degradadas, produção de hortaliças e trocamos muitas experiências. Tivemos também um delicioso lanche carinhosamente preparado com ingredientes produzidos no próprio sítio", complementa ela.

Além da visita com direito a um acompanhante, o vencedor do concurso de logotipo recebeu acesso online ao curso de formação em Educação Ambiental "Como?", da Fubá Educação Ambiental e Criatividade, e dois almoços do Restaurante Pão de Queijo (PQ) do Campus São Carlos.

"A equipe do Programa de Coleta Seletiva Solidária da UFSCar agradece imensamente a todos que se envolveram nessa atividade, em especial aos demais concorrentes do concurso, aos patrocinadores, ao público votante e à comunidade em geral", declara Printes. A expectativa é de que o Programa possa ganhar mais forças para cumprir cada vez melhor a sua dupla função - social e ambiental.

Mais informações sobre o Programa de Coleta Seletiva Solidária estão disponíveis no e-book produzido no âmbito do projeto de extensão com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar.