Mariana Pezzo - Publicado em 17-12-2018 13:00
Escola de Verão em Química da UFSCar está com inscrições abertas
Inscrições estão abertas para minicursos e demais atividades (Imagem: Divulgação)
De 18 a 22 de fevereiro de 2019, o Departamento de Química (DQ) da UFSCar realiza a XXXIX Escola de Verão em Química "Prof. Dr. José Tércio B. Ferreira", com o tema "Química e Qualidade de Vida". Nesta edição, serão quatro minicursos, com a participação de pesquisadores brasileiros, da França e de Portugal. Haverá também a possibilidade de apresentação de trabalhos relacionados à temática principal, em apresentações orais e em pôster.

O primeiro minicurso será ministrado por Antoine Simonneau, pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), França, com o tema "Podem moléculas pequenas desempenhar um papel na melhoria da qualidade de vida? Respostas oferecidas pela Química molecular atual". Célia dos Anjos Alves, da Universidade de Aveiro, Portugal, falará dos principais poluentes em ambientes internos (como habitações, escolas e escritórios), os métodos de análise desses poluentes e seus efeitos na saúde, no minicurso "Qualidade do ar interior". No minicurso "Descoberta de fármacos: 'jogo' de fontes e estratégias", Maria Emília da Silva Pereira de Sousa, da Universidade do Porto, Portugal, abordará o processo de descoberta, planejamento e desenvolvimento de novos fármacos. O último minicurso, intitulado "Biomateriais poliméricos e Medicina regenerativa", será ministrado por Eliana Aparecida de Rezende Duek, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com abordagem de conceitos relacionados aos biomateriais utilizados nas mais variadas aplicações no organismo humano e apresentação das principais abordagens de manufatura aditiva de materiais, dentre outros tópicos.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site da Escola de Verão. A taxa de inscrição é de R$ 50 para estudantes de graduação e R$ 100 para a pós-graduação, mas há isenção para estudantes sem bolsa vinculados ao Programa Unificado de Iniciação Científica (PUIC) da UFSCar e, também, para bolsistas do Programa de Assistência Estudantil da Universidade. Mais informações no site e, também, no Facebook e no Instagram.