Denise Britto - Publicado em 18-12-2018 13:00
Equipe da UFSCar vence Prêmio Sorocaba de Inovação
Equipe do projeto Coworking Interativo de Gestão foi uma das ganhadoras (Foto: Divulgação)
No último dia 5 de dezembro, uma equipe formada por estudantes de diversos cursos de graduação do Campus Sorocaba da UFSCar conquistou o primeiro lugar em quatro - de um total de cinco - categorias no 2º Prêmio de Inovação de Sorocaba. O objetivo do concurso foi premiar as ideias mais inovadoras em cinco desafios, construídos a partir de problemas que as secretarias da cidade vêm enfrentando. A cerimônia de premiação aconteceu no Parque Tecnológico de Sorocaba.

A equipe - formada durante a 10ª Semana de Economia (Semeco) da UFSCar e composta pelos graduandos Ana Carolina Magalhães Lopes (Engenharia de Produção), Andrey Lourenço Garcia (Ciências Econômicas), Bruno Rodrigues Xavier da Silva (Ciências Econômicas), Caio Souza do Carmo (Ciência da Computação), Marcela Catelli (Ciências Econômicas) e Mariana Luiza de Azevedo Santos (Ciências Econômicas) - alcançou o prêmio de melhor projeto nas categorias Saúde, Esportes, Segurança e Desafio Cidade (Gestão). Na categoria Educação, o grupo ficou em terceiro lugar.

De acordo com as demandas apresentadas pelas secretarias municipais de Sorocaba, os desafios foram: Saúde - "Como educar o cidadão para a utilização do sistema público de saúde, de forma atrativa, interativa e inovadora?"; Esportes - "Como fazer do Museu do Esporte um destino atrativo, inovador e acessível?"; Educação - "Como resgatar o valor da escola e torná-la mais inovadora?"; Segurança - "Como aproximar a Secretaria da Segurança e Defesa da comunidade?"; e Desafio Cidade - "Como interligar o trabalho das secretarias municipais, de modo a torná-las complementares?".

Na primeira fase, as ideias inscritas foram avaliadas pela organização do evento. Já na segunda fase, as propostas selecionadas foram analisadas por uma comissão julgadora composta por integrantes do Parque Tecnológico de Sorocaba. Nas semifinais, os projetos foram apresentados pelas equipes e julgados por uma banca de profissionais das secretarias municipais - com exceção do Desafio Cidade, que foi para votação online.

Ideias premiadas
As ideias que conquistaram a primeira colocação foram:
- Saúde: Informa Bus, projeto que visa levar para a população informações sobre o sistema público de saúde, por meio de um ônibus itinerante e um aplicativo;
- Esportes: Gestão do Museu, proposta para transformar a experiência dos usuários do Museu, a partir da inclusão de tecnologias (realidade virtual, realidade aumentada, audiodescrição) e de mudanças no modelo de negócios, incluindo formas de atrair a população para a visita;
- Segurança: Bipper, aplicativo voltado a facilitar o monitoramento dos bairros, funcionando como uma canal direto entre a população e a Secretaria de Segurança e Defesa Civil;
- Desafio Cidade: Coworking Interativo de Gestão Pública, uma solução para integrar o serviço das secretarias em um local de trabalho compartilhado e interativo.

A ideia na categoria Educação, que conquistou o terceiro lugar, foi intitulada "Solucionar e Educar" e tinha como objetivo reinventar a escola e torná-la mais inovadora por meio do design thinking.
Mais informações e fotos do evento estão em matéria na página da Prefeitura de Sorocaba e no site oficial do Prêmio.