Notícia

Adriana Arruda - Publicado em 07-01-2019 13:00
Biblioteca Comunitária da UFSCar promove peças teatrais infantis
Peça O passe e o gol será apresentada na Biblioteca Comunitária (Foto: Divulgação)
Peça O passe e o gol será apresentada na Biblioteca Comunitária (Foto: Divulgação)
No dia 17 de janeiro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar apresenta duas peças de teatro voltadas ao público infantil: "O passe e o gol" e "A pipa e a flor". Com início às 15 horas e com 50 minutos de duração, o espetáculo "O passe e o gol" propõe uma reflexão sobre o relacionamento entre irmãos, contando a história dos gêmeos Joãozinho e Marinho, que se dão muito bem no dia a dia, exceto quando o assunto é futebol. O texto original é do jornalista esportivo Juca Kfouri e a história foi adaptada por Laerte Asnis, que encena e dirige o espetáculo. A música ao vivo é interpretada pela pianista e diretora musical Valéria Peres e pelo convidado especial Guilherme Ambrózio, no violão e na percussão.

Já a peça "A pipa e a flor" é uma adaptação do livro homônimo do escritor, educador e psicanalista Rubem Alves. Na história, uma pipa tem um encontro bem peculiar com uma flor, que a faz começar a refletir sobre a liberdade, a felicidade e o amor. No desenrolar da história, a valorização das relações humanas em todos os níveis; sentimentos - como a inveja, o ciúme e a felicidade; além da importância do brincar e da arte do bem viver são abordados. Com música ao vivo, a peça tem um repertório erudito com cantigas de roda, que permitem interação com a plateia. O espetáculo estreou em 21 de dezembro de 1999 e, desde então, já foi encenado em diversas instituições culturais, educacionais e empresariais do Brasil e de Portugal. A adaptação, encenação e direção também são assinadas por Laerte Asnis. No teclado e na direção musical está Valéria Peres. Com duração de 45 minutos, a peça começa às 16 horas.

As apresentações são gratuitas, abertas ao público - especialmente às crianças -, sem necessidade de inscrição prévia e acontecem no espaço infantil da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. O projeto é realizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS), com patrocínio da Tigre, do Instituto Carlos Roberto Hansen e da Urbano Alimentos. Mais informações sobre as peças teatrais estão na página do Facebook do projeto. Dúvidas sobre as apresentações na UFSCar podem ser esclarecidas pelo e-mail ligia.federal@gmail.com ou pelo telefone (16) 3306-6817.