Notícia

Mariana Pezzo - Publicado em 08-01-2019 13:00
UFSCar cria mestrado em Engenharia Mecânica com abordagem inovadora
Coordenador do PPGEMec junto à retificadora que é a primeira do País (Foto: Luiz Gambardella – CCS)
Coordenador do PPGEMec junto à retificadora que é a primeira do País (Foto: Luiz Gambardella – CCS)
A UFSCar inicia em 2019 as atividades de mais um programa de pós-graduação, com o curso de mestrado acadêmico do recém-criado Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEMec), aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com inscrições no processo seletivo para a primeira turma programadas para acontecer entre os dias 14 e 28 de janeiro de 2019. O edital do processo seletivo já está disponível no site do PPGEMec, em www.mecanica.ufscar.br/pos-graduacao, e estão sendo oferecidas 15 vagas, com início no primeiro semestre de 2019.

O PPGEMec nasceu de uma parceria entre docentes dos departamentos de Engenharia Mecânica (DEMec) e Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, origem do grande diferencial do Programa: o foco na investigação da influência de processos de fabricação sobre características do produto final. Para tanto, o Programa, cuja área de concentração é "Materiais e processos de fabricação", conta com duas linhas de pesquisa: "Conformação mecânica" e "Engenharia de superfícies". As pesquisas desenvolvidas deverão contribuir para a compreensão dos efeitos dos processos de fabricação nas propriedades finais da peça, diretamente ligadas à sua durabilidade e à sua eficiência durante o uso.

A linha de pesquisa em "Conformação mecânica" terá foco em técnicas de processamento baseadas em conformação plástica, abarcando três variantes: deformação plástica severa; controle da textura cristalográfica de ligas de alumínio; e simulação do processo de conformação pelo método dos elementos finitos. Já a linha de "Engenharia de superfícies" enfoca o estudo da utilização de processos de usinagem para geração de superfícies que apresentem melhor desempenho funcional em aplicações envolvendo cargas mecânicas, térmicas e químicas. Para o desenvolvimento dos estudos, o Programa conta com vários laboratórios, com equipamentos de ponta, dentre os quais se destacam, por exemplo, dois equipamentos multiusuários adquiridos recentemente com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp): um microscópio para análise de imagens tridimensionais e uma retificadora de insertos de corte, sendo que esta é a primeira do seu tipo em instituições de pesquisa no Brasil.

"Além de olhar para processo e produto, uma outra característica do Programa é a preocupação com a aplicação do conhecimento. Nossa expectativa é que possamos contribuir para o desenvolvimento da indústria brasileira, tanto pela formação de seus profissionais, quanto pelo estabelecimento de novas parcerias em pesquisa, desenvolvimento e inovação", registra o Coordenador do PPGEMec, Carlos Eiji Hirata Ventura, docente do DEMec, explicando que o Programa espera receber tanto profissionais de empresas de todo o País interessados na oportunidade de capacitação, quanto engenheiros e tecnólogos interessados na continuidade da carreira acadêmica. "Em relação aos profissionais atuantes na indústria, a expectativa é que tragam problemas da sua realidade para a Universidade, e que possamos contribuir com o conhecimento fundamental produzido e sistematizado na Instituição", complementa Ventura.

O processo seletivo será composto por prova escrita e avaliação curricular. Todos os detalhes sobre o PPGEMec e o processo seletivo podem ser conferidos no site do Programa.