João Eduardo Justi - Publicado em 13-02-2019 17:00
Ingresso 2019: ProACE esclarece sobre resultado da análise socieconômica
Recurso deve ser apresentado presencialmente em 14/2 (Foto: CCS)
A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) da UFSCar esclarece sobre o procedimento de análise socieconômica previsto no Edital ProGrad nº 24 de 13 de dezembro de 2018, que regulamenta o ingresso em 2019 nos cursos de graduação presenciais da Universidade, inclusive no que se refere à reserva de vagas.

Segundo os itens 7.3 e 16.1 do referido Edital, o procedimento de avaliação socioeconômica é de responsabilidade da ProACE, que contratou a empresa Priori Serviços e Soluções com objetivo de realizar com agilidade os trâmites relacionados a essa avaliação.

Todas as avaliações socioeconômicas foram e serão realizadas por assistentes sociais devidamente registradas no conselho de classe da profissão (Conselho Regional de Serviço Social - CRESS) e baseadas nos critérios estabelecidos nos itens 7 e 13.1 do Edital supracitado.

De acordo com o item 17 do Edital, os candidatos que forem considerados inelegíveis, ou seja, que tiverem como resultado a situação de "Indeferido" na avaliação socioeconômica, poderão interpor recurso contra o indeferimento. Portanto, é fundamental, para prosseguir no processo seletivo, que compareçam presencialmente nas datas, locais e horários informados na divulgação do resultado, disponível no Portal da UFSCar. O candidato deve comparecer mesmo que não disponha de todos os documentos necessários.

A data para interposição de recurso para os candidatos indeferidos na primeira chamada é amanhã, dia 14 de fevereiro. Durante interposição de recursos, o candidato será atendido por assistente social que explicitará a análise socioeconômica realizada, bem como o motivo do indeferimento. Nesta oportunidade, o candidato também receberá orientações sobre os procedimentos necessários para o julgamento do recurso, ou seja, sobre quais documentos ainda precisa apresentar para ser reavaliado.

Mesmo não sendo dispositivo previsto no Edital, a fim de facilitar as informações aos candidatos, a empresa Priori enviou e-mails a todos os indeferidos, que apresentaram endereços legíveis na documentação entregue à Universidade, demonstrando caso a caso, o motivo do indeferimento.

A ProACE reforça que, para sanar as dúvidas dos candidatos, a empresa criou um canal de comunicação único, o e-mail analise@prioriservicos.com, que está disponível a todos os interessados.