Adriana Arruda - Publicado em 15-02-2019 13:00
Pós-Graduação em Filosofia abre inscrições para alunos especiais
Aulas acontecem no Campus São Carlos da UFSCar (Foto: Divulgação - CCS/UFSCar)
De 25 de fevereiro a 1º de março, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da UFSCar estará com inscrições abertas para pessoas interessadas em cursar disciplinas optativas no primeiro semestre de 2019, na condição de alunos especiais. Podem se inscrever estudantes de pós-graduação de outros programas, em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pessoas graduadas, em qualquer área, em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e estudantes de graduação com mais de 80% das disciplinas cursadas.

São quatro as disciplinas optativas ofertadas neste semestre: Tópicos em História da Filosofia 2 e 3, História da Filosofia Moderna 2 e Filosofia das Ciências Humanas. Docentes responsáveis, datas e horários estão no site do Programa, bem como as instruções e a lista completa de documentos necessários para solicitação de inscrição como aluno especial.

O PPGFil constituiu-se historicamente em torno da reflexão, de caráter interdisciplinar e em diversas dimensões da História da Filosofia, sobre a estrutura e a gênese do conceito de subjetividade, em que consiste a sua atual área de concentração. O Programa conta com quatro linhas de pesquisa, distintas e complementares: A questão da subjetividade na História da Filosofia; A subjetividade na Filosofia da Psicologia e da Psicanálise; Ética e Filosofia Política; e Filosofia da Linguagem. Mais informações podem ser obtidas em www.dfil.ufscar.br.