João Eduardo Justi - Publicado em 08-03-2019 14:30 - Atualizado em 08-03-2019
UFSCar promove recepção especial aos novos estudantes
Acolhimento em clima de respeito dá o tom da programação (Imagem: CCS)
A partir do dia 11 de março, cerca de 3 mil novos estudantes chegam aos quatro campi da UFSCar  - São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino - para iniciar seus estudos na graduação. Para recebê-los, a Universidade promove a tradicional Calourada, cuja programação contempla uma série de atividades de recepção e acolhimento.

Na programação dos quatro campi, há eventos culturais, esportivos, informativos e de Saúde, além da Aula Magna com a Reitora Wanda Hoffmann.  As atividades realizadas no escopo da Calourada buscam, além de compartilhar informações sobre a Universidade, mostrar que a UFSCar vai muito além das salas de aula. "Existem inúmeros projetos nos quais os estudantes podem atuar durante a graduação e que complementam a sua formação profissional e cidadã", destaca Cláudia Gentile, Pró-Reitora Adjunta de Graduação.

Neste ano, no Campus São Carlos, os ingressantes serão estimulados a participar das ações promovidas por cada um dos 33 cursos de graduação ofertados no Campus. As coordenações de cursos, muitas vezes em parcerias com representações estudantis, prepararam cronogramas específicos para o acolhimento dos novos alunos dos cursos de graduação. Assim, por exemplo, o ingressante em Química participará de atividades personalizadas propostas pela própria Coordenação do Curso. Confira abaixo a programação da Calourada de alguns cursos do Campus São Carlos.

Com a participação dos estudantes nos eventos promovidos especificamente por cada Coordenação de Curso, os ingressantes podem conhecer melhor seus colegas, professores e a própria carreira escolhida. Apesar de serem programações separadas, a ideia é que todas as atividades transmitam a importância do respeito e da valorização da diversidade tão característica da comunidade universitária da UFSCar.

"A Calourada da UFSCar prima por ações contra a violência de qualquer espécie, que engrandeçam o estudante e estimulem a consciência e a prática cidadãs em prol do meio ambiente e de causas sociais, procurando despertar sentimentos de solidariedade e empatia ao próximo", conclui Gentile.

Programação da Calourada nos cursos em São Carlos:

Biotecnologia
Ciência da Computação e Engenharia da Computação
Ciências Sociais
Educação Especial
Engenharia Elétrica
Engenharia de Produção
Estatística
Fisioterapia
Gerontologia
Imagem e Som
Letras