Notícia

Adriana Arruda - Publicado em 11-03-2019 13:00
UFSCar sedia evento sobre atuação feminina no universo do montanhismo
Professora Mey em expedição na Patagônia, Argentina - El Chaltén, 2017 (Foto: Luiz Anelli)
Professora Mey em expedição na Patagônia, Argentina - El Chaltén, 2017 (Foto: Luiz Anelli)
Em celebração ao mês da mulher, o Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo (Cume) promove, no dia 15 de março, o evento "Sobre mulheres e montanhas", que tem como objetivo divulgar a atuação feminina no universo do montanhismo. A programação terá a exibição do curta-metragem "Mulheres são montanhas", de autoria de Renata Calmon e que retrata a vida das escaladoras Danielle Pinto e Mônica Filipini, seguida de uma roda de conversa com Thais Makino, integrante da seleção brasileira de escalada e atual campeã brasileira no esporte; Lisete Florenzano, guia de trekking e escalada em alta montanha e colunista do blog Extremos; e Maria Gabriela Pedroso, escaladora e atual presidente do Cume.

Neste dia, também haverá a abertura da exposição de fotos "Sobre mulheres e montanhas", com 12 imagens de montanhistas expoentes e anônimas, iniciantes ou com muitos anos de vivência na modalidade e significativas experiências em montanhas. "As fotos registram a participação de mulheres em várias modalidades do montanhismo, tais como trekking [trilhas e travessias], escalada em rocha, escalada em gelo, alta montanha, boulder [grandes blocos de rocha], escalada esportiva, espeleologia [exploração de cavernas], entre outras manifestações", descreve a professora Mey de Abreu van Munster, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar e integrante do Cume.

Segundo ela, a mostra retrata a beleza estética e o empoderamento que emerge dessa relação entre mulheres e montanhas. "Na superfície ou no interior de uma montanha, cada mulher traz um pouco de sua história, fortalecendo-se a partir dessa interação com a (sua) natureza, seja em busca de contemplação, descompressão das tensões cotidianas, superação pessoal, desempenho esportivo ou mera fruição", afirma. As fotografias ficarão expostas até o dia 29 de março, no saguão principal da Biblioteca Comunitária (BCo), localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

As atividades são gratuitas, abertas às pessoas interessadas, sem necessidade de inscrição prévia e acontecem a partir das 18 horas, no Auditório 2 da BCo, também na área Norte do Campus. O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar como parte do projeto de extensão "Vivências em montanhismo". Mais informações podem ser obtidas no cartaz de divulgação e na página do evento no Facebook.