Denise Britto - Publicado em 12-04-2019 13:00
Núcleo ETC da UFSCar recebe exposição fotográfica sobre o Bumba-meu-boi
Mostra, aberta ao público, pode ser vista até 30/4 (Imagem: Reprodução)
O Núcleo de Extensão Educação, Tecnologia e Cultura (NETC-So) do Campus Sorocaba da UFSCar recebe, de 10 a 30 de abril, a exposição fotográfica "A potência da alegria no Bumba-meu-boi de Matraca do Maracanã em São Luís - MA". Idealizada pela professora Dulcinéia de Fátima Ferreira, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) da UFSCar, a mostra reúne 27 fotografias que exaltam a cultura popular brasileira.

De acordo com Ferreira, a exposição está relacionada a sua pesquisa de pós-doutorado "Cultura popular e processos de subjetivação: desenhando mapas para festa em busca da potência da alegria no Bumba-meu-boi de Matraca do Maranhão", vinculada à UFSCar e à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). "Foram cartografados processos inventivos e linhas de vida presentes na manifestação cultural popular Bumba-meu-boi do Maranhão. A mostra, que traz fotografias minhas e de Raul Pereira, tem o intuito de compartilhar a potência da alegria no modo de vida do brincante do Bumba-meu-Boi do Maranhão", relata a docente. A mostra já foi exposta no Centro Histórico de São Luís do Maranhão, em junho de 2018, com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, e também enviada à comunidade que Ferreira visitou no âmbito da pesquisa.

A Exposição tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar e coordenação geral de Dulcinéia Ferreira; fotografias e edição de Raul Ernesto Pereira, mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP); e organização de Vanessa Soares dos Santos; conta, ainda, com as colaboradoras voluntárias Laíne Horta Lima e Ana Lucia de Castro Oliveira, e da bolsista Beatriz Caroline Aparecida Rodrigues.

A exposição é gratuita, aberta ao público e pode ser vista no Núcleo ETC (rua Maria Cinto de Biagi, 130, Jardim Santa Rosália, em Sorocaba), de segunda a sábado, das 9 às 17 horas. Mais informações estão disponíveis na página do Núcle ETC no Facebook.