Adriana Arruda - Publicado em 12-04-2019 13:00
Pesquisa avalia transmissão de práticas parentais entre gerações
Pessoas interessadas podem responder à pesquisa até o dia 31 de maio (Imagem: Pixabay)
O Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da UFSCar busca pessoas voluntárias para participar de pesquisa associada ao trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado "Intergeracionalidade das práticas de disciplina parentais: fatores que mantêm e fatores que quebram esse ciclo", desenvolvido por Raquel Salvadori Sarmento, estudante do curso de graduação em Psicologia da Universidade, sob orientação de Sabrina Mazo D'Affonseca, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da Universidade e pesquisadora do Laprev.

A pesquisa objetiva verificar os fatores que contribuem para a manutenção e para o rompimento da intergeracionalidade das práticas de disciplinas parentais. Podem participar do estudo mães ou pais de crianças, casados (ou morando juntos), que tenham filhos entre 3 e 6 anos e que morem com eles. A participação na pesquisa consiste em responder um questionário online, com duração aproximada de 20 minutos. O arquivo engloba questões relativas a identificação pessoal e práticas de disciplina utilizadas pelos pais das pessoas respondentes, quando eram crianças, e as práticas de disciplina que utilizam com seu(s) filho(s). O prazo é até o dia 31 de maio.

Após o envio das respostas, as pessoas participantes poderão ser convidadas a integrar um grupo focal com os demais pais participantes do estudo, que consistirá em três sessões de aproximadamente uma hora cada, para que o tema em questão possa ser discutido a partir da exibição de vídeos sobre a intergeracionalidade e sobre situações típicas do processo de parentalidade.

De acordo com Sarmento, as pessoas que participarem do trabalho contribuirão para estudos na área de prevenção da violência contra a criança. A pesquisadora espera, também, que os resultados contribuam para a formulação de programas de intervenção para pais, visando romper com a transmissão das práticas parentais negativas.

O sigilo é garantido e os dados obtidos serão divulgados em eventos, revistas e trabalhos científicos. Mais informações estão disponíveis no formulário e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail raquelsalvadori@hotmail.com ou pelo telefone (19) 98219-9241.

Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 01018918.7.0000.5504).