Denise Britto - Publicado em 15-04-2019 13:00
Campus Sorocaba realiza II Semana Indígena de 16 a 18 de abril
Programação inclui diversas atividades gratuitas (Foto: Divulgação - Facebook/CCI)
O Centro de Convivência Indígena (CCI) do Campus Sorocaba da UFSCar realiza, de 16 a 18 de abril, a II Semana Indígena. Com o tema "Quem somos nós?", a programação inclui diversas atividades com o objetivo de mostrar a diversidade de povos indígenas existentes no Brasil e dentro da comunidade acadêmica, debatendo o tema indígena com vistas a descolonizar pré-conceitos.

Nesta terça-feira, dia 16 de abril, a abertura do evento contará com apresentação cultural "Canto indígena", com os povos Tupiniquins, e "Ritual do Toré", a partir das 17 horas no pátio do edifício ATLab do Campus Sorocaba da Universidade. Haverá também exposição de artesanatos.

Na quarta-feira, dia 17/4, às 10 horas, na sala 120B do ATLab, acontece a Oficina de Língua com o Povo Tuyuka; das 13 às 14 horas, a palestra "Empatia - Um olhar sobre as relações acadêmicas" será ministrada pelo engenheiro Marcos César G. Madureira, no auditório do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). No mesmo dia, o evento promove pintura corporal no pátio da ATLab, das 9 às 10 horas e das 16 às 17 horas. Também será realizada venda de artesanatos confeccionados por mulheres do Alto Rio Negro (AM). Às 18 horas, no auditório do Centro de Ciência e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), será realizada a mesa-redonda "Demarcação de terras e reforma agrária".

No dia 18 de abril, quinta-feira, das 10 às 11h30 e das 16 às 17 horas, a Semana abre espaço para os "Contos de histórias tradicionais". Às 12h30, a mostra de cinema indígena exibe o documentário "Terras brasileiras". A programação será encerrada com o Ritual da Pejelança, no pátio do ATLab às 17 horas, seguido de bate-papo.

Todas as atividades da II Semana Indígena são gratuitas e abertas ao público. Mais informações na página do CCI e do evento no Facebook.