Gisele Bicaletto - Publicado em 22-04-2019 13:00
Jornada de Pediatria acontece nos dias 3 e 4 de maio em São Carlos
Inscrições abertas para Jornada de Pediatria da UFSCar e Santa Casa (Foto: Divulgação)
Entre os dias 3 e 4 de maio, acontece em São Carlos a 5ª Jornada de Pediatria, que reúne as jornadas de "Especialidades Pediátricas", realizada pela UFSCar, e a da Santa Casa "Dr. Jorge Calil Mendjoud". A atividade é voltada a profissionais que atuam com crianças e adolescentes como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, além de alunos de graduação e pós-graduação de cursos na área da Saúde. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

O tema central da Jornada será "Refletindo o cuidado com o ser criança" e o objetivo do evento é atualizar e promover o intercâmbio de conhecimentos sobre Pediatria para garantir a plena assistência aos pacientes. Os temas abordados ao longo do evento estão divididos em dois eixos: oficinas teórico-práticas e debates teóricos, por meio de conferências e sessões de casos clínicos. Todos os assuntos são focados na reflexão sobre os cuidados com a saúde nas várias fases da vida, desde o recém-nascido até a adolescência. As oficinas, que acontecerão na Unidade de Simulação em Saúde da UFSCar (área Norte do Campus São Carlos), abordarão temas como Reanimação Neonatal; Comunicação de Más Notícias; Emergência Pediátrica; entre outros.

O evento terá participação internacional da médica nefrologista da Espanha, Maria Isabel Luís Yanes, que apresentará um panorama da Pediatria em seu país. Pela primeira vez, a Jornada também abordará um tema ligado à Psiquiatria, na conferência "Suicídio e Comportamentos Autolesivos", apresentada pela médica Anna Paola Chiarelli. A atividade abordará os diversos aspectos do comportamento autolesivo em adolescentes. De acordo com a organização do evento, o tema é de grande relevância dada sua incidência, gravidade e risco, e também por representar um sofrimento significativo e tratável para pessoas nessa faixa etária.

A programação completa da Jornada já está disponível. As inscrições para as oficinas devem ser feitas no site do evento ou por este formulário online. As inscrições para as conferências podem ser feitas no dia 3/5, das 19 horas às 19h30, no auditório da Unimed, que fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 1.055, 3ª andar, onde os debates teóricos e casos clínicos serão realizados. As informações completas sobre o evento podem ser acessadas no site da Jornada.