Gisele Bicaletto - Publicado em 16-05-2019 13:00
Liga acadêmica promove Simpósio de Cuidados Paliativos e Jornada de Dor
Evento acontece nos dias 23 e 24 de agosto. Inscrições abertas (Foto: Divulgação)
A Liga Acadêmica de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos (LATACP) da UFSCar promove, nos dias 23 e 24 de agosto, o IV Simpósio de Cuidados Paliativos e a I Jornada de Dor. O evento é voltado a estudantes e profissionais da área da Saúde. As inscrições já estão abertas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multiprofissional que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação precisa e tratamento da dor e dos demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. O evento pretende abrir espaço para discussões acerca da temática e sobre a identificação, tratamentos e ações alternativas para a dor em crianças e outros públicos.

A programação terá palestras, mesas-redondas e sessões de perguntas. Os temas serão apresentados por docentes e profissionais da UFSCar, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Santa Casa de São Carlos e Hospital Universitário da UFSCar. A programação completa já está disponível na página do evento no Facebook.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio do preenchimento deste formulário online. Os valores e instruções estão descritos na página da LATACP. As inscrições também poderão ser feitas no local do evento, desde que haja vagas remanescentes. As atividades serão realizadas no auditório da Unimed São Carlos, que fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 1.055, 3º andar, no Centro de São Carlos. Outras informações podem ser acessadas na página do evento ou solicitadas pelo e-mail latacpufscar@gmail.com.

LATACP
A Liga Acadêmica de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos da UFSCar foi fundada em 2016 por alunos do curso de Medicina da Universidade, sob orientação da professora Esther Ferreira Luiz, do Departamento de Medicina (DMed) da Instituição, que coordena a Liga atualmente.

As ações do grupo têm como objetivo contribuir com a formação acadêmica dos estudantes da UFSCar; atuar na prevenção e promoção de saúde na comunidade por meio de atividades realizadas em campanhas, acompanhamentos ambulatoriais, pré-hospitalares e hospitalares; e desenvolver, promover e difundir estudos na área de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos. Mais informações sobre a LATACP podem ser acessadas no Facebook.