Gisele Bicaletto - Publicado em 23-05-2019 13:00
Estudantes de Água Vermelha visitam o campus da UFSCar em São Carlos
Adolescentes em atividade no projeto de extensão. (Foto: Acervo projeto)
Na próxima segunda-feira, dia 27 de maio, a UFSCar receberá 25 jovens dos ensinos Fundamental e Médio de escola de Água Vermelha, distrito de São Carlos. Os alunos visitarão a Universidade no âmbito das ações promovidas pelo projeto de extensão "Olhares para os/as adolescentes: caminhos para o cuidado integral à saúde", coordenado pela professora Diene Monique Carlos, do Departamento de Enfermagem (DEnf) da Instituição.

Os estudantes participarão de atividades no DEnf, visita a projetos de robótica e ao Centro de Pesquisa em Materiais Avançados e Energia, além de almoço no Restaurante Universitário (RU), diálogo com os universitários e com representantes do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar.

O projeto de extensão, que está promovendo a visita, tem como objetivo desenvolver discussões junto a adolescentes nas escolas e nas unidades de saúde, baseadas no conceito de vulnerabilidade e de promoção da saúde. A iniciativa é realizada desde 2018 no bairro Cidade Aracy e no distrito de Água Vermelha. "Os jovens de Água Vermelha apresentaram, desde o início das atividades, o desejo de conhecer a UFSCar. Esta ação, portanto, objetiva permitir o acesso destes estudantes ao ambiente acadêmico e ao universo científico, ampliando oportunidades de vida. Por constituírem um grupo em condições de alta vulnerabilidade, dificilmente teriam acesso a estes espaços sem apoio do projeto", afirma a professora.

Para ela, o contato dos jovens com a Universidade pode transformar a vida deles. "A aproximação com a Universidade abre possibilidades de futuro. Entendemos que, quando proporcionamos esta experiência, tornamos mais real o ingresso na academia", acredita a docente.

O projeto, que já recebeu cerca de 300 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, trabalha a temática da Saúde, por meio da discussão e de ações ancoradas na compreensão e percepções dos  próprios adolescentes, para promover a saúde de forma crítica, consciente e ativa. "A ideia é torná-los protagonistas e empoderados das próprias escolhas", aponta Diene Carlos.

No dia 27 de maio, a visita ao campus da UFSCar começa às 9 horas, e os estudantes estarão acompanhados pela Coordenadora Pedagógica da escola de Água Vermelha.