Gisele Bicaletto - Publicado em 24-05-2019 13:00
Curso aborda instrumentos que avaliam o comportamento motor de bebês
Inscrições estão abertas e capacitação acontece em outubro (Foto: Pixabay)
Estão abertas as inscrições para o curso de "Capacitação para avaliação dos comportamentos espontâneos de lactentes de risco: Assessment of General Movements (GMA) e o Infant Motor Profile (IMP)", que será realizado na UFSCar, entre os dias 7 e 10 de outubro. A iniciativa é do Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade (Nenem) da Instituição, coordenado pela professora Eloisa Tudella, do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar.

Atrasos motores e cognitivos podem ficar evidentes ao longo do desenvolvimento de bebês de risco. Avaliações longitudinais, criteriosas e sistematizadas desses lactentes são necessárias para detectar precocemente desvios no desenvolvimento motor e, assim, encaminhá-los a programas de intervenção a fim de prevenir deficiências nas estruturas e funções do corpo, e otimizar sua participação social. A partir dessa constatação, a capacitação pretende proporcionar aos participantes - estudantes e profissionais da área de Pediatria - o conteúdo teórico-prático relacionado a dois instrumentos de avaliação - GMA e IMP - utilizados para analisar o comportamento autogerado de bebês nos primeiros anos de vida.

O tema será apresentado pela professora Mijna Hadders-Algra, de Groningen, Holanda, autora do instrumento IMP. Hadders-Algra tem ampla experiência e reconhecimento internacional na área de Neuropediatria e Intervenção Precoce. A capacitação será dividida em dois módulos, com carga horária de 12 horas cada. São ofertadas 25 vagas e os interessados podem se inscrever em um ou nos dois módulos. As atividades serão realizadas no Auditório da Unidade Saúde Escola (USE) da UFSCar, que fica na área Norte do Campus São Carlos.

As inscrições devem ser feitas pela plataforma box UFSCar, onde constam também as informações completas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cursos.haddersalgra@gmail.com ou no telefone (16) 98262-0262.