Mariana Pezzo - Publicado em 27-05-2019 13:25
Pesquisa da UFSCar é premiada pela Sociedade Americana de Cerâmica
Coincidência entre valores previstos por novo modelo - linha cheia - e outro mais complexo (Autores)
Pesquisa desenvolvida no Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV) da UFSCar acaba de ser agraciada com o prêmio Spriggs Phase Equilibria, concedido anualmente pela American Ceramic Society (ACerS) à contribuição mais valiosa no campo das relações de estabilidade de fases, fenômeno central na Ciência e Engenharia de Materiais. O reconhecimento foi dado ao artigo intitulado "Simple model for particle phase transformation kinetics" (Modelo simples para cinética de transformação de fases de partículas), de autoria de Raphael Reis, doutor pelo Programa de Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade, hoje docente na Universidade Federal Fluminense (UFF), e Edgar Dutra Zanotto, docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar. O artigo foi publicado em 2018 no periódico Acta Materialia.

O trabalho premiado propõe e testa um novo modelo teórico para entender e prever a velocidade de cristalização de partículas vítreas, útil ao desenvolvimento de novas composições vitrificáveis, composições sinterizáveis, e à determinação da estabilidade dos vidros durante o seu uso. Um exemplo simples da importância desse conhecimento é o caso de um visor de forno, que não pode cristalizar descontroladamente quando aquecido, já que isto provocaria sua quebra. "Na produção de vidros, é importante entender a cristalização para evitá-la. Por outro lado, podemos induzir a cristalização de um vidro para produzir um material vitrocerâmico, mas essa cristalização precisa ser controlada", explica Edgar Zanotto.

Embora já existam outros modelos teóricos com o mesmo fim, a solução proposta pelos pesquisadores brasileiros tem base em uma equação muito simples, o que facilita sobremaneira seu uso e a interpretação. "Os modelos nos auxiliam a entender um fenômeno e fazer previsões sem a necessidade de realizar experimentos. Neste caso, a beleza e a importância estão na simplicidade do modelo, que mesmo assim descreve acuradamente o fenômeno da cristalização em condições não isotérmicas", conta Zanotto. O pesquisador também destaca a atribuição do prêmio a artigo publicado em periódico editado por outra instituição, já que a Sociedade Americana de Cerâmica tem as suas próprias revistas. A entrega do prêmio acontecerá em setembro, durante a 121ª Reunião Anual da ACerS, na cidade de Portland, nos Estados Unidos.