Adriana Arruda - Publicado em 30-05-2019 13:00
Pesquisa investiga concepções de deficiência no contexto universitário
Estudo envolve UFSCar, Unesp e universidades de Portugal, Cuba e Espanha (Imagem: Divulgação)
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão (Gepdi), da Faculdade de Ciências (FC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), está realizando uma pesquisa transcultural com o intuito de compreender as concepções de deficiência que circulam no contexto universitário de diversos países. O estudo conta com a parceria de cinco instituições: UFSCar; Universidade de Algarve, em Portugal; Universidade de Holguín, em Cuba; Universidade de Sevilha e Universidade de Barcelona, ambas da Espanha.

Tendo em vista que a universidade pública, enquanto instituição social, deve propagar ações inclusivas, dentre elas as destinadas às pessoas com deficiência, esta pesquisa em rede objetiva retratar como a deficiência é descrita e compreendida em contextos educacionais distintos, bem como identificar como estudantes universitários do Brasil, de Portugal, de Cuba e da Espanha se posicionam diante de enunciados que retratam concepções diferenciadas de deficiência, a partir da aplicação da Escala Concepções de Deficiência (ECD).

O projeto também visa comparar os resultados obtidos entre os estudantes das cinco universidades participantes e analisar relações entre escolha de posicionamentos em função de algumas variáveis, como área de atuação e/ou de formação acadêmica; curso frequentado; períodos de matrícula - ingressantes e/ou concluintes; faixa etária e gênero. Nesse sentido, o estudo deverá fornecer indicadores perceptuais em relação a um segmento populacional expressivo numericamente, principalmente em tempos de políticas públicas afirmativas que adotam medidas protetivas em respeito à diversidade humana.

Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação da UFSCar e das demais instituições envolvidas, por meio do preenchimento de formulário online, disponível neste link, com duração aproximada de 10 minutos. A participação no estudo, que conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é voluntária e o sigilo é garantido. Os resultados serão divulgados ainda este ano pelo Grupo. Mais informações sobre o Gepdi podem ser consultadas no site. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE 84374018.2.1001.5398).