Fabricio Mazocco - Publicado em 18-06-2019 13:00
Professor da UFSCar lança livro sobre insetos aquáticos
Capa do livro
Os docentes Rhainer Guillermo, do Departamento de Hidrobiologia (DHb) da UFSCar, e Kleber Del-Claro, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), estão lançando o livro "Aquatic Insects: Behavior and Ecology", publicado pela Editora Springer.

A obra apresenta uma visão abrangente da ecologia e do comportamento de insetos aquáticos, visando ampliar a conscientização sobre a fauna - notável e ainda pouco conhecida - que habita corpos d'água interiores como rios, lagos e córregos, e é particularmente abundante e diversificada em ecossistemas tropicais.

Os capítulos, um total de 17, abordam tópicos como distribuição, dispersão, territorialidade, comportamento de acasalamento, cuidado parental e o papel dos sistemas sensoriais na resposta a estímulos externos e internos. "O livro foi construído com a colaboração de pesquisadores renomados na área, com capítulos específicos sobre temas que envolvem desde a conservação ao uso de insetos aquáticos como inspiração para materiais biomiméticos. Cada capítulo é fruto da pesquisa dos autores, além de uma revisão da literatura", explica Guillermo.

No contexto da Ecologia, a obra discute os insetos aquáticos como bioindicadores que podem ser usados para avaliar os distúrbios ambientais, seja em áreas protegidas ou urbanas, e fornece insights sobre como a conectividade genética pode apoiar o desenvolvimento de novas estratégias de conservação. Também explora como insetos aquáticos podem inspirar soluções para vários problemas enfrentados pela sociedade moderna, apresentando exemplos nas áreas de Ciência dos Materiais, Óptica, Sensor ética e Robótica.

A publicação é destinada a pesquisadores interessados na biologia de insetos aquáticos, principalmente, estudantes de graduação e pós-graduação que necessitam de uma base para iniciar e desenvolver trabalhos neste campo. "O livro tem a pretensão de incentivar a formação de pesquisadores na área negligenciada de estudos sobre o comportamento animal", conclui Guillermo. A obra pode ser adquirida neste link.