Flávia Salmázio - Publicado em 01-07-2019 18:00
UFSCar é a 16ª melhor universidade da América Latina
THE avaliou 150 instituições de Ensino Superior (Foto: CCS/UFSCar)
A UFSCar aparece novamente em destaque no Times Higher Education (THE) Latin America Rankings, divulgado na última semana. Segundo a edição 2019 do ranking, a UFSCar ocupa a 16ª posição dentre as 150 universidades latino-americanas avaliadas. Considerando apenas as 52 universidades brasileiras que entraram na lista a UFSCar ocupa a 11ª posição.

A THE é uma empresa britânica, importante fornecedora de dados para análises sobre o Ensino Superior, e seus rankings estão entre os mais relevantes do mundo. O ranking THE 2019 é elaborado com dados de 2017 e se baseia em 13 indicadores de performance agrupados em cinco áreas de avaliação: 1. Ensino (o ambiente de aprendizagem); 2. Pesquisa (volume, receita e reputação); 3. Citações (influência da pesquisa); 4. Internacionalização (docentes, alunos e pesquisa); 5. Receitas vindas da Indústria (transferência do conhecimento).

A UFSCar teve sua maior pontuação em Pesquisa e o maior avanço em Ensino. Em relação ao ano anterior, a pontuação geral da UFSCar aumentou de 71,00 para 71,70. Além disso, houve melhora nos indicadores Ensino, Internacionalização e Receitas da Indústria.

A UFSCar permanece entre as 20 primeiras nos últimos três anos. De acordo com a Reitoria da Universidade "o desempenho da Instituição no ranking é motivo de comemoração, pois reflete o esforço empreendido e os resultados alcançados nas várias dimensões da sua atuação em benefício da sociedade".