Adriana Arruda - Publicado em 11-07-2019 13:00
UFSCar promove curso de formação lúdica de professores
Cartaz do projeto de extensão (Imagem: Divulgação)
A partir do segundo semestre de 2019, o Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (Cfei) da UFSCar promove o curso "Formação lúdica de professores: construindo saberes e fazeres da prática pedagógica". Coordenada por Aline Sommerhalder, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade, a formação é voltada a estudantes dos cursos de Pedagogia (presencial e a distância), da Licenciatura em Educação Física e de Psicologia da UFSCar e de outras instituições de Ensino Superior de São Carlos e região; e a professores em exercício da rede municipal de ensino que atuam na Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O curso tem como objetivos a discussão, a reflexão e a construção de conhecimentos teóricos e práticos relacionados ao lúdico nas práticas pedagógicas com crianças. Visa, também, a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e a ampliação dos saberes sobre a docência. Ao longo do semestre, haverá momentos presenciais, com atividades como pesquisas de objetos lúdicos, produção de brinquedos e narrativas escritas, além de leituras e discussões em ambiente virtual de aprendizagem.

Há 40 vagas disponíveis, sendo 15 gratuitas para estudantes de graduação da UFSCar e 25 para o público externo, com taxa única de inscrição no valor de R$ 60. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de julho, pelo site https://ludicoprofessores.faiufscar.com. As atividades acontecerão no Núcleo de Formação de Professores (NPF), na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, e o primeiro encontro está previsto para o dia 14 de agosto, a partir das 14h30.

A iniciativa do DTPP conta com o apoio do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) e da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade. Mais informações estão no site do curso e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ludicoprofessores@outlook.com.