Adriana Arruda - Publicado em 09-08-2019 13:00
UFSCar sedia I Jornada Diálogos em Pierre Bourdieu
Evento visa aprofundar conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu (Imagem: Reprodução)
Nos dias 26 e 27 de setembro, acontece na UFSCar a I Jornada "Diálogos em Pierre Bourdieu", que objetiva reunir pesquisadores, educadores e estudantes de diferentes áreas que utilizam as contribuições teóricas do sociólogo francês Pierre Bourdieu em pesquisas, estudos e práticas. O encontro visa, também, aprofundar o conhecimento sobre os principais conceitos do sociólogo e refletir sobre a sua importância na sociedade e, principalmente, na Educação brasileira.

Ao longo dos dias, haverá palestras, lançamento de livros e apresentações de trabalhos. A abertura da Jornada terá o tema "As contribuições de Pierre Bourdieu na Educação escolar". Também serão abordados os conceitos de campo, de capital cultural e de habitus na teoria do sociólogo. A programação completa, com informações sobre horários e palestrantes, está disponível no site.

As inscrições como ouvintes e para submissão de trabalhos já foram encerradas. As atividades acontecem a partir das 18h30, no Núcleo de Formação de Professores (NPF), localizado na área Norte do Campus São Carlos da Universidade. A iniciativa conta com o apoio do NFP e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ambos da UFSCar. Mais informações estão disponíveis no site e na página do evento no Facebook.