João Eduardo Justi - Publicado em 13-08-2019 13:00
CPA divulga resultado da autoavaliação institucional do ano de 2018
Autoavaliação visa facilitar o aprimoramento institucional (Imagem: CCS/UFSCar)
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSCar divulgou neste mês de agosto o Relatório de Autoavaliação Institucional relativo ao ano 2018. O relatório com a visão de professores e estudantes sobre o funcionamento da Universidade está disponível em www.cpa.ufscar.br.

A autoavaliação institucional é baseada nos seguintes eixos: 1- Planejamento e Avaliação Institucional; 2- Desenvolvimento Institucional; 3- Políticas Acadêmicas; 4- Políticas de Gestão; e 5- Infraestrutura Física. Os eixos contemplam, portanto, desde aspectos estruturais e as condições para realização das atividades profissionais; a política de capacitação e qualificação dos servidores; a qualidade dos cursos de graduação; a comunicação interna e externa; a participação nos órgãos colegiados; até as interações entre docentes e alunos, entre outros pontos.

Demandas detectadas em avaliações anteriores já resultaram em ações práticas para o aperfeiçoamento do funcionamento da Universidade como, por exemplo, a implementação do edital para viagens didáticas pela Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), entre outras.

Toda a documentação da CPA, como relatórios, atas, portarias, questionários e instrumentos avaliativos estão em www.cpa.ufscar.br. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas pelo e-mail cpa@ufscar.br

Sobre a CPA
A Comissão tem a tarefa de coordenar os processos internos de autoavaliação, em consonância com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e colaborar em última instância com a garantia da própria autonomia universitária. Especificamente, o objetivo da avaliação interna é o autoconhecimento, ou seja, a autoavaliação a qual permite que a Universidade conheça suas "virtudes" e suas "fragilidades", com foco em pontos que podem ser melhorados.

A autoavaliação institucional é dividida em ciclos, com duração de três anos cada.  A cada ano do ciclo, a CPA é responsável por obter e compilar dados a partir da avaliação de docentes e discentes, visando contribuir com a melhoria dos cursos de graduação e das condições de funcionamento da Universidade. Em cada ciclo, a CPA também obtém e compila os dados referentes à percepção dos servidores técnico-administrativos. Nos dois primeiros anos são elaborados relatórios parciais e, no último ano do ciclo, é formulada a versão integral do relatório de autoavaliação. Saiba mais nesta reportagem do Portal da UFSCar.