Mariana Pezzo - Publicado em 20-08-2019 13:00
Semana da Física da UFSCar destacará a Ciência brasileira
Tema desta edição é inspirado no centenário do eclipse de Sobral (Foto: Observatório Nacional)
De 2 a 6 de setembro, a UFSCar realiza a tradicional Semana da Física (SeFis), neste ano em sua 15ª edição, com o tema "Grandes feitos científicos em terras brasileiras". Os objetivos da Semana são o debate de atualidades na área da Física; a contribuição à formação profissional e cultural de futuros cientistas e engenheiros; e, também, a disseminação ampla do conhecimento científico junto a diferentes públicos. Assim, podem participar estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer áreas do conhecimento, bem como qualquer outra pessoa interessada, e há uma programação específica para estudantes de Ensino Médio.

A programação da Semana conta com palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas, dentre outras atividades, que destacarão a Ciência brasileira, sob a inspiração do centenário da observação, no Ceará, do chamado "eclipse de Sobral", fundamental na comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Dentre outros temas, serão abordados o condensado de Bose-Einstein obtido no Brasil; o detector brasileiro de ondas gravitacionais; o Laboratório Nacional de Luz Síncroton; o relógio atômico brasileiro; e o Museu Nacional. A programação completa está no site do evento.

As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas através do site até as 22 horas do dia 23 de agosto e, presencialmente, durante a Semana. O procedimento específico para inscrição de turmas de estudantes do Ensino Médio já está encerrado.

A Semana da Física é realizada por estudantes de graduação e pós-graduação, com acompanhamento de servidores docentes e técnico-administrativos do Departamento de Física (DF) da UFSCar. Além do site, informações também estão disponíveis no Facebook e pelo e-mail sefis@df.ufscar.br.