Adriana Arruda - Publicado em 22-08-2019 13:00
UFSCar oferece atividades gratuitas para desmitificar a Matemática
Projeto é voltado a alunos da Educação Básica, de escolas públicas e particulares (Imagem: Pixabay)
O Departamento de Matemática (DM) e a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar estão com inscrições abertas para estudantes da Educação Básica, de escolas públicas e privadas, interessados em participar do projeto de extensão "Desmitificando a Ciência: Matemática na Educação Básica". A proposta busca integrar jovens com dificuldades em Matemática a graduandos em Matemática e ciências afins da Universidade. As atividades são desenvolvidas de terça a quinta-feira, no período da tarde (das 14 às 18 horas), na BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

Além do acompanhamento dos estudos em Matemática, também são feitas visitas orientadas à BCo para que os alunos conheçam e tenham acesso ao acervo da Biblioteca. Além disso, será oferecido treinamento específico no uso dos catálogos e da base de dados, considerando os interesses de cada participante. A coordenação geral conjunta é dos professores do DM Selma Helena de Jesus Nicola, José Antonio Salvador e Rodrigo Rodrigues, e da equipe da BCo - Marcelo José Araújo, Ligia Maria Silva e Souza e Camila Cassiavilani Passos - que orientarão os universitários para atenderem os inscritos no aprendizado e nos desafios da Matemática.

Os alunos da Educação Básica interessados em participar do projeto deverão preencher este formulário online. Quem já participou e deseja continuar integrando a iniciativa deve se inscrever novamente. A atividade é aberta à comunidade de São Carlos e voltada, também, para filhos e familiares de servidores e estudantes da UFSCar. As inscrições têm fluxo contínuo e todas as atividades do projeto são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3351-8275 e (16) 3306-6817.