Gisele Bicaletto - Publicado em 27-08-2019 13:00
UFSCar sedia VIII Seminário de Saúde Mental Infantojuvenil no dia 20/9
Evento aborda a saúde mental do público infantojuvenil. Inscrições abertas (Foto: Freepik)
No dia 20 de setembro a UFSCar promove o VIII Seminário de Saúde Mental Infantojuvenil. O tema central desta edição é saúde mental infantojuvenil na Atenção Básica em Saúde (ABS), diante das recentes reformulações políticas e do desafio atual no que se refere à construção da atenção psicossocial. O evento é aberto a estudantes, pesquisadores, docentes, profissionais e demais interessados. As atividades são gratuitas e as inscrições já podem ser realizadas.

O objetivo é proporcionar um espaço para reflexões e discussões sobre o assunto, possibilitando a troca de saberes entre a academia, profissionais da rede de saúde e usuários de serviços de saúde mental, de forma a contribuir com a proposição de políticas públicas na área.

A programação terá a palestra "O cuidado em saúde mental infantojuvenil na Atenção Básica à Saúde a partir de perspectivas teóricas e práticas" e a roda de conversa sobre "Possibilidades e desafios no cuidado à saúde mental infantojuvenil na Atenção Básica à Saúde: experiências locais". As temáticas serão abordadas por docentes da UFSCar e por profissionais de São Paulo e Campinas.

Haverá também mostra de trabalhos cujo objetivo é compartilhar com os participantes do Seminário relatos de experiência, pesquisa ou extensão sobre o tema. Interessados devem submeter seus trabalhos até o dia 30 de agosto, pelo e-mail seminariosmij@gmail.com, conforme as instruções da organização. As inscrições devem ser feitas por este formulário online, e todos os participantes receberão certificado. As vagas são limitadas e haverá lista de espera.

O evento é promovido pelo Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental e Terapia Ocupacional (LaFollia) do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar, coordenado pelas professoras Isabela de Oliveira Lussi, do DTO, e Thelma Matsukura, aposentada pela Universidade. As atividades acontecerão das 8h30 às 17h30, no auditório 17 do edifício de aulas teóricas - AT1, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações podem ser acessadas na página do evento no Facebook ou solicitadas pelo e-mail seminariosmij@gmail.com.